Comentários de Pete Hegseth sobre Ucrânia e Otan geram reações - Investimentos e Notícias Comentários de Pete Hegseth sobre Ucrânia e Otan geram reações - Investimentos e Notícias
Política

Comentários de Pete Hegseth sobre Ucrânia e Otan geram reações

  • 15/02/2025 - 17h26
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

A estreia do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, no exterior atraiu atenções, mas irritou alguns republicanos e aliados da Europa, onde seus comentários sobre a Ucrânia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) caíram como uma bomba.

Suas falar contundentes, contudo, o fizeram ganhar a aprovação de um importante interlocutor: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Hegseth, que neste sábado encerra uma viagem de uma semana à Bélgica, Alemanha e Polônia, entregou uma mensagem que está presente no coração da agenda “América Primeiro”, slogan de Trump.

Falando na sede da Otan em Bruxelas, na quarta-feira, Hegseth disse que o retorno das fronteiras ucranianas pré-2014 é irreal, e que o governo Trump não vê a filiação da Ucrânia à Otan como parte de uma solução para a guerra que foi iniciada pela invasão russa, em 2022.

Trump apoiou na quinta-feira os comentários de Hegseth sobre a filiação à Otan, dizendo: “Acho que provavelmente é verdade”, porque, segundo ele, Putin não permitiria que a Ucrânia entrasse na aliança militar.

“Acho que os comentários dele foram bons ontem, e são provavelmente bons hoje também”, afirmou o presidente.

Mas nem todos foram tão positivos.

“Não sei quem escreveu o discurso. É o tipo de coisa que Tucker Carlson escreveria, e Carlson é um tonto”, afirmou ao Politico o senador Roger Wicker, um republicano que lidera o principal comitê que supervisiona o Pentágono no Senado. Carlson é uma personalidade conservadora da mídia norte-americana e que já foi comentarista da Fox News.

Wicker defendeu a nomeação de Hegseth durante a sua confirmação, quando democratas se uniram contra o indicado e três republicanos se juntaram a eles. Questionamentos foram feitas quanto a suas qualificações, temperamento e opiniões sobre mulheres em combate.

Questionado se foi gasto muito capital político para confirmar Hegseth, um veterano militar e ex-comentarista da Fox News, Wicker disse: “Certamente gastei, sim”.

O parlamentar republicano Mike Turner disse que questões como o futuro da filiação ucraniana à Otan não deveriam ser tiradas da mesa.

“Não precisamos de membros do gabinete, do gabinete do presidente Trump, para definir isso em público”, disse Turner à CNN na sexta-feira.

O congressista republicano Don Bacon respondeu aos comentários de Hegseth dizendo que deveria haver clareza moral sobre quem começou a guerra.

“Há consequências em recompensar o invasor, mesmo que seu líder tenha levado mais de 700.000 de seus cidadãos ao massacre”, disse Bacon no X.

Trump minimizou quaisquer tensões. Na sexta-feira, ele disse que não tinha visto os comentários de Wicker, mas que entraria em contato com ele e Hegseth.

“Roger é um grande amigo meu e, Pete é, obviamente, ele tem feito um ótimo trabalho”, disse Trump.

Política

Visa (V) e Mastercard (MA) Revisam Acordo de US$30 Bilhões sobre Taxas de Cartão com Comerciantes

A Visa e a Mastercard anunciaram um acordo revisado com os comerciantes que acusaram as redes de cartões de cobrarem taxas excessivas para aceitar seus cartões de crédito, após um juiz rejeitar um acordo anterior de US$30 bilhões por considerá-lo inadequado. O acordo desta segunda-feira encerraria 20 anos de litígio em que empresas americanas acusavam […]

Política

Encontro Inédito: Estrelas de Hollywood Participarão de Audiência com o Papa Leão no Vaticano

Cerca de três dúzias de estrelas de Hollywood se encontrarão com o papa Leão no próximo fim de semana, incluindo os atores Cate Blanchett, Chris Pine e Adam Scott, informou o Vaticano nesta segunda-feira. Também participarão de uma audiência especial no Vaticano com Leão, o primeiro papa norte-americano, os diretores vencedores do Oscar Spike Lee, […]