Conflito no leste da República Democrática do Congo deixa milhares de mortos - Investimentos e Notícias Conflito no leste da República Democrática do Congo deixa milhares de mortos - Investimentos e Notícias
Política

Conflito no leste da República Democrática do Congo deixa milhares de mortos

  • 24/02/2025 - 10h30
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

Cerca de 7.000 pessoas morreram desde janeiro em combates no leste da República Democrática do Congo, disse a primeira-ministra da RDC em uma reunião de alto nível do Conselho de Direitos Humanos em Genebra na segunda-feira, com combatentes e civis entre os mortos.

Cerca de 3.000 mortes foram registradas em Goma, afirmou Judith Suminwa, e cerca de 450.000 pessoas ficaram sem abrigo depois que 90 campos de deslocados foram destruídos.

Desde janeiro, o grupo rebelde M23, que Kinshasa acusa Ruanda de apoiar, capturou áreas do leste do Congo, incluindo as cidades de Goma e Bukavu, e valiosos depósitos minerais.

Os últimos combates e o avanço do M23 fazem parte de uma grande escalada no leste do Congo de um conflito por poder, identidade e recursos que remonta ao genocídio de Ruanda na década de 1990.

Ruanda rejeita as alegações do Congo, das Nações Unidas e das potências ocidentais de que apoia os rebeldes do M23 com armas e tropas.

Suminwa conclamou o mundo a agir e a impor “sanções dissuasivas” a Ruanda em meio a deslocamentos em massa e execuções sumárias.

“É impossível descrever os gritos e choros de milhões de vítimas desse conflito”, disse ela.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, na reunião de Genebra, disse que os direitos humanos em todo o mundo estavam sendo “sufocados” e fez referência aos horríveis abusos na República Democrática do Congo.

“Se essa questão da violação da integridade territorial não for resolvida, a situação poderá se degenerar”, disse Suminwa após seu discurso no Conselho.

(Com Reuters)

Política

Austrália Rejeita Co-Anfitrião com Turquia para Sediar COP31 em Impasse Diplomático

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse nesta segunda-feira que a Austrália não será co-anfitriã da cúpula climática COP31 com a Turquia, em meio a um impasse contínuo entre os dois países sobre qual deles deverá sediar a conferência no próximo ano. A Turquia propôs liderar conjuntamente a cúpula climática da ONU do próximo ano com […]

Política

Coreia do Sul Propõe Conversações Militares com a Coreia do Norte para Evitar Confrontos na Fronteira

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse na segunda-feira que propôs conversações com os militares da Coreia do Norte para discutir a definição de um limite mais claro ao longo da linha de demarcação militar entre as duas Coreias para evitar o risco de possíveis confrontos militares. “As Forças Armadas sul-coreanas propõem formalmente […]