Política

Departamento de Saúde dos EUA pode buscar reembolso bilionário da Johnson & Johnson

  • 31/01/2025 - 21h26
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS) pode tentar obter mais de 1 bilhão de dólares da Johnson & Johnson, como reembolso pelos pagamentos que agências federais tiveram de fazer em custos médicos para pacientes que alegam que o talco para bebês e outros produtos da empresa os fizeram desenvolver câncer, disse uma advogada do governo nesta sexta-feira.

O HHS e o Departamento de Assuntos dos Veteranos (VA) se opuseram recentemente à proposta de acordo de 10 bilhões de dólares da J&J para resolver dezenas de milhares de processos pela incidência de câncer de ovário, dizendo que um acordo nesses casos de falência pode prejudicar o direito do governo de ser reembolsado.

Bethany Theriot, uma advogada do Departamento de Justiça e que representa as duas agências, disse que o HHS sozinho poderia tentar obter 1,1 bilhão de dólares por uma lei que permite que agências federais de saúde sejam reembolsadas por partes responsáveis pelos custos de assistência médica incorridos pelo governo.

“O HHS e o VA têm pedidos significativos aqui, e temos sérias objeções à maneira como o plano parece potencialmente restringir os direitos federais”, disse Theriot em uma audiência do tribunal de falências de Houston.

A estimativa do HHS usa o número de pessoas que alegam que os produtos da J&J causaram câncer. O governo pode tentar obter mais reembolsos à medida que mais pessoas desenvolverem câncer no futuro, afirmou Theriot ao juiz de falências Christopher Lopez.

A J&J tem negado as acusações de que seu talco para bebês e outros produtos similares continham amianto e causavam câncer. Procurada para comentar o assunto, a empresa não respondeu de imediato.

Política

Estados Unidos realizam novos ataques aéreos no Iêmen

Os Estados Unidos realizaram novos ataques aéreos no Iêmen nesta segunda-feira, expandindo a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo em janeiro. Em resposta às ameaças do movimento Houthi, alinhado ao Irã, à navegação internacional, os EUA lançaram uma nova onda de ataques aéreos no […]

Política

Forças russas avançam no sul da Ucrânia

As forças russas estavam avançando na segunda-feira no sul da Ucrânia e haviam perfurado parte das linhas ucranianas a menos de 50 km a sudeste da cidade de Zaporizhzhia, de acordo com autoridades russas e blogueiros militares pró-russos. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente as afirmações e não houve comentário imediato da Ucrânia. […]