Estados Unidos realizam novos ataques aéreos no Iêmen - Investimentos e Notícias Estados Unidos realizam novos ataques aéreos no Iêmen - Investimentos e Notícias
Política

Estados Unidos realizam novos ataques aéreos no Iêmen

  • 17/03/2025 - 08h06
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura

Os Estados Unidos realizaram novos ataques aéreos no Iêmen nesta segunda-feira, expandindo a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo em janeiro.

Em resposta às ameaças do movimento Houthi, alinhado ao Irã, à navegação internacional, os EUA lançaram uma nova onda de ataques aéreos no sábado. Na segunda-feira, a cidade portuária de Hodeidah, no Mar Vermelho, e a província de Al Jawf, ao norte da capital Sanaa, foram alvos de ataques, segundo a Al Masirah.

Pelo menos 53 pessoas foram mortas nos ataques. Cinco crianças e duas mulheres estavam entre as vítimas e 98 ficaram feridas.

Os houthis, um movimento armado que assumiu o controle da maior parte do Iêmen na última década, lançaram vários ataques a navios em sua costa desde novembro de 2023, afetando o comércio global. A campanha dos EUA para interceptar mísseis e drones esgotou os estoques de defesas aéreas dos EUA.

Os ataques, que uma autoridade dos EUA disse que podem continuar por semanas, ocorrem no momento em que Washington aumenta a pressão por sanções sobre o Irã, enquanto tenta levá-lo à mesa de negociações sobre seu programa nuclear.

O líder Houthi, Abdul Malik al-Houthi, afirmou no domingo que os militantes atacariam navios norte-americanos no Mar Vermelho enquanto os EUA continuassem os ataques ao Iêmen.

“Se eles continuarem sua agressão, nós continuaremos a escalada”, disse ele em um discurso televisionado.

O escritório político do movimento Houthi descreveu os ataques dos EUA como um “crime de guerra”. Moscou pediu a Washington que os interrompesse.

O porta-voz militar dos houthis, sem fornecer provas, disse em um pronunciamento televisionado na madrugada de segunda-feira que o grupo havia lançado um segundo ataque contra o porta-aviões americano USS Harry S. Truman no Mar Vermelho.

Israel enfraqueceu grande parte do “Eixo de Resistência” do Irã contra a influência dos EUA no Oriente Médio — incluindo o Hezbollah no Líbano e o grupo militante palestino Hamas desde que foi atacado por homens armados do Hamas em outubro de 2023.

(Com Reuters)

Política

Israel Aumenta Pressão Militar sobre Hamas após Rejeição de Trégua Proposta

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste sábado que instruiu militares a intensificarem a pressão sobre o Hamas, depois que o grupo militante palestino rejeitou nesta semana uma proposta israelense de outra trégua temporária, exigindo, em vez disso, um acordo para encerrar a guerra em troca da libertação de reféns. Em um discurso televisionado, Netanyahu […]

Política

Zelenskiy Denuncia Continuidade de Ataques Russos Apesar de Cessar-Fogo Proclamado pelo Kremlin Durante a Páscoa

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse neste sábado que, de acordo com seu principal comandante, o fogo da artilharia russa não havia diminuído apesar de o Kremlin ter proclamado um cessar-fogo durante a Páscoa. “Até agora, de acordo com relatos do comandante-chefe, as operações de ataque russo continuam em vários setores da linha de […]