Ex-presidente do Peru Ollanta Humala é condenado a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro - Investimentos e Notícias Ex-presidente do Peru Ollanta Humala é condenado a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro - Investimentos e Notícias
Política

Ex-presidente do Peru Ollanta Humala é condenado a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro

  • 15/04/2025 - 14h45
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 2 min de leitura

A Justiça do Peru condenou nesta terça-feira o ex-presidente Ollanta Humala a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, depois que ele recebeu dinheiro não declarado de empresas brasileiras para sua campanha política, em outra sentença de alto nível em um país com vários de seus principais líderes envolvidos em casos de corrupção.

O tribunal também condenou sua esposa Nadine Heredia a 15 anos no mesmo julgamento que durou três anos com uma investigação que começou em 2016. Humala negou durante o julgamento as acusações que ele chamou de “perseguição política”.

Os promotores do caso haviam pedido 20 anos de prisão para o ex-presidente, um militar aposentado que governou o país entre 2011 e 2016, e cerca de 26 anos para sua esposa.

Humala provavelmente cumprirá sua sentença em uma base policial especialmente construída para abrigar os ex-presidentes do país, onde Alejandro Toledo e Pedro Castillo estão atualmente detidos.

De acordo com a acusação da promotoria, Humala aumentou sua riqueza e a de sua esposa Nadine Heredia graças à “contribuição ilícita” feita pela construtora brasileira Odebrecht, agora conhecida como Novonor, e pela OAS, para sua campanha eleitoral em 2011.

A sentença pode abrir um precedente em investigações de lavagem de dinheiro contra outros líderes políticos, incluindo Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que concorreu três vezes à Presidência do país andino.

Essa é a segunda condenação de um ex-presidente ligado à operação Lava Jato, depois que Toledo foi condenado no ano passado a 20 anos de prisão acusado de receber US$35 milhões em propinas da Odebrecht em troca de obras públicas.

Financiamento de campanhas

  • Ex-executivos da Odebrecht alegaram em julgamentos de corrupção no Peru que a empresa financiou as campanhas de quase todos os candidatos presidenciais nas últimas três décadas.
  • De acordo com os promotores, foi por meio do Partido Nacionalista que Humala recebeu US$3 milhões para sua campanha de 2011, quando venceu a eleição presidencial contra Keiko Fujimori.

(Com Reuters)

Política

União Europeia Considera Empréstimo de Reparação para Ucrânia Baseado em Ativos Russos Congelados

Financiar a Ucrânia com um empréstimo de reparação baseado em ativos russos imobilizados seria a mais “eficaz” das três opções que estão sendo consideradas pela União Europeia para ajudar Kiev, disse a chefe da Comissão Executiva nesta quinta-feira. Ursula von der Leyen fez a declaração ao Parlamento Europeu enquanto os ministros das Finanças da UE […]

Política

Ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto é Preso em Nova Fase da Operação Sem Desconto

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema irregular de descontos não autorizados por aposentados e pensionistas. A detenção de Stefanutto, que dirigiu o órgão entre junho de 2023 e abril de 2025, foi noticiada […]

Política

Governo Ucraniano Inicia Auditoria em Empresas Estatais Após Escândalo de Corrupção

A primeira-ministra ucraniana, Yuliia Svyrydenko, disse nesta quinta-feira que seu governo realizará uma auditoria em todas as empresas estatais, incluindo as de energia, após um grande escândalo de corrupção que levou à suspensão de dois ministros. “Estamos preparando uma solução abrangente para todas as empresas estatais, inclusive as de energia. Estamos realizando uma auditoria e […]