Israel convoca reservistas em meio a tensões com o Hamas sobre cessar-fogo - Investimentos e Notícias Israel convoca reservistas em meio a tensões com o Hamas sobre cessar-fogo - Investimentos e Notícias
Política

Israel convoca reservistas em meio a tensões com o Hamas sobre cessar-fogo

  • 12/02/2025 - 10h27
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

As Forças Armadas de Israel convocaram reservistas para se prepararem para uma possível retomada dos combates em Gaza, caso o Hamas não cumpra o prazo de sábado para libertar mais reféns israelenses e um cessar-fogo de quase um mês seja rompido.

Sob acordo de cessar-fogo em vigor desde 19 de janeiro, o grupo militante palestino concordou em libertar mais três reféns no sábado. Mas disse esta semana que estava suspendendo a entrega por causa do que afirmou serem violações israelenses dos termos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu dizendo que todos os reféns deveriam ser libertados até o meio-dia de sábado ou ele “deixaria o inferno explodir”. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alertou na terça-feira que Israel retomará “combates intensos” se o Hamas não cumprir o prazo, mas não disse quantos reféns deveriam ser libertados.

Netanyahu declarou que havia ordenado aos militares que reunissem forças em Gaza e nos arredores, e os militares anunciaram pouco depois que estavam enviando forças adicionais para o sul de Israel, incluindo a mobilização de reservistas.

O impasse ameaça reacender um conflito que devastou a Faixa de Gaza, deslocou internamente a maior parte de sua população e causou escassez de alimentos, água corrente e abrigo, além de levar o Oriente Médio à beira de uma guerra regional mais ampla.

Autoridades israelenses disseram que os ministros do governo endossaram a ameaça de Trump de “cancelar” o cessar-fogo, a menos que todos os reféns israelenses restantes sejam libertados no sábado.

O Hamas disse que continua comprometido com o acordo, mas não concordou em libertar os reféns no sábado.

Uma autoridade palestina próxima às conversações afirmou que os mediadores intensificaram sua intervenção “para evitar que as coisas se transformem em uma crise real”.

Solicitado a comentar sobre a situação atual, outro representante do Hamas disse, sem dar detalhes: “Os contatos estão em andamento”.

A guerra de Gaza foi desencadeada pelo ataque liderado pelo Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, no qual pelo menos 1.200 pessoas foram mortas e mais de 250 foram levadas como reféns para Gaza, de acordo com os registros israelenses.

Em resposta, Israel iniciou uma ofensiva militar contra o Hamas que devastou o enclave costeiro e matou mais de 48.000 palestinos, segundo autoridades de saúde de Gaza.

Política

Calendário Econômico dos EUA é Atualizado Após Paralisação do Governo

O Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos (BEA, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Comércio norte-americano, informou nesta sexta-feira que está trabalhando para atualizar seu calendário de divulgação de dados econômicos afetados pela recente paralisação do governo dos EUA. “O BEA está consultando o Escritório do Censo dos EUA, o Escritório de […]

Política

Equatorianos Votam sobre Bases Militares Estrangeiras e Nova Constituição em Meio a Crise de Segurança

Os equatorianos, que sofrem com o aumento da criminalidade violenta, irão às urnas no domingo para decidir se permitem o retorno ao país de bases militares estrangeiras — que, segundo o presidente Daniel Noboa, são fundamentais para combater o crime organizado — e se apoiam a convocação de uma assembleia para reescrever a Constituição. Outrora […]

Política

Secretário do Exército dos EUA Critica Lockheed Martin, RTX, Northrop Grumman e Boeing por Preços Excessivos

O secretário do Exército dos Estados Unidos, Dan Driscoll, afirmou que grandes empresas de defesa “enganaram” as forças armadas, levando-as a comprar equipamentos caros quando opções comerciais mais baratas estariam disponíveis. Defensores da responsabilização governamental e alguns parlamentares argumentam há tempos que as empresas contratadas cobraram preços excessivos das forças armadas. Mas os comentários de […]

Política

China Aumenta Tensão com Japão após Comentários sobre Taiwan

O Japão sofrerá uma “derrota esmagadora” nas mãos dos militares chineses se tentar usar a força para intervir em Taiwan, disse o Ministério da Defesa da China nesta sexta-feira, aumentando as tensões sobre os comentários da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre a ilha. Tóquio convocou nesta sexta-feira o embaixador de Pequim no Japão para protestar […]