Juiz dos EUA critica governo Trump por deportações de venezuelanos - Investimentos e Notícias Juiz dos EUA critica governo Trump por deportações de venezuelanos - Investimentos e Notícias
Política

Juiz dos EUA critica governo Trump por deportações de venezuelanos

  • 21/03/2025 - 20h45
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

O juiz norte-americano que proibiu temporariamente o governo do presidente Donald Trump de deportar supostos membros de gangues venezuelanas com base em uma lei de 1798 disse em uma audiência nesta sexta-feira que os advogados do governo foram “intempestivos e desrespeitosos” nos processos judiciais, enquanto avalia se as autoridades violaram sua decisão.

No início da audiência, o juiz distrital dos EUA, James Boasberg, com sede em Washington, disse ao procurador-geral adjunto Drew Ensign que não se lembrava de ter ouvido os advogados do governo se dirigirem a ele da maneira como a administração fez nesse caso.

Boasberg não especificou a linguagem da qual ele discordou. Um documento apresentado pelo governo na quarta-feira acusou Boasberg de se envolver em uma “pesca probatória” ao buscar informações sobre os voos de deportação para determinar se o governo violou sua decisão.

O juiz alegou frequentemente dizer seus assessores jurídicos que seus bens mais valiosos são a reputação e a credibilidade.

A escalada da disputa entre Boasberg e o governo do presidente republicano levantou preocupações entre os críticos de Trump e alguns especialistas jurídicos sobre uma crise constitucional potencialmente iminente caso o governo desafie decisões judiciais.

Boasberg ordenou que os funcionários do Departamento de Justiça expliquem até terça-feira por que ele não deveria considerar que eles violaram a decisão de 15 de março ao não retornarem dois aviões com os deportados que aterrissaram em El Salvador — onde os migrantes estão sendo mantidos — após ele emitir sua decisão, na noite de sábado.

Trump disse que não desafiaria nenhuma ordem judicial. Nesta sexta-feira, o presidente norte-americano disse a jornalistas que seu governo tem autoridade para “tirar pessoas ruins do nosso país”.

(Com Reuters)

Política

EUA Agilizam Vistos para Torcedores da Copa do Mundo de 2026 com Sistema de Agendamento Prioritário

Os Estados Unidos agilizarão os vistos para visitantes estrangeiros com ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Fifa que ocorrerão no próximo ano em 11 cidades norte-americanas, disse o presidente Donald Trump nesta segunda-feira. Washington criará um sistema de agendamento de entrevistas para obtenção de vistos que priorizará os torcedores estrangeiros que comparecerem […]