Juíza dos EUA Reintegra Temporariamente Chefe de Agência de Supervisão - Investimentos e Notícias Juíza dos EUA Reintegra Temporariamente Chefe de Agência de Supervisão - Investimentos e Notícias
Política

Juíza dos EUA Reintegra Temporariamente Chefe de Agência de Supervisão

  • 11/02/2025 - 09h27
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

Uma juíza dos Estados Unidos reintegrou temporariamente o chefe de uma agência de supervisão dos EUA focada em proteger delatores governamentais depois que ele entrou com uma ação judicial na segunda-feira alegando que sua remoção pelo governo do presidente Donald Trump foi ilegal.

Hampton Dellinger, indicado em 2013 para liderar o Gabinete do Advogado Especial, disse no processo que recebeu um e-mail do chefe do gabinete de funcionários da Casa Branca na sexta-feira informando que, em nome de Trump, seu cargo havia sido encerrado com efeito imediato.

Dellinger, cuja indicação pelo presidente democrata Joe Biden para um mandato de cinco anos foi confirmada pelo Senado em 2024, alegou que sua demissão violou a lei dos EUA que o permite ser removido do cargo apenas por negligência de dever ou má conduta.

Porta-voz da Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A juíza distrital dos EUA Amy Berman Jackson decidiu que Dellinger deve permanecer em seu cargo até quinta-feira, enquanto o tribunal considera um pedido de uma ordem de longo prazo.

“Estou grato por ter a oportunidade de continuar liderando o Gabinete do Advogado Especial e estou retomando meu trabalho esta noite”, disse Dellinger em uma nota.

Os advogados do governo Trump entraram com um aviso de apelação na segunda-feira à noite.

Ações Recentes da Administração Trump

  • Tentativa de demitir Dellinger é a ação mais recente da administração de Trump para expulsar autoridades que investigam irregularidades dentro do governo federal.
  • No mês passado, Trump demitiu 17 inspetores gerais que servem como supervisores independentes em suas agências, sem dar um motivo.

O gabinete permite que delatores façam revelações sobre supostas má condutas dentro de agências federais e investiga queixas de retaliação. Também aplica uma lei norte-americana conhecida como Lei Hatch, que limita a participação política de funcionários federais.

O processo de Dellinger, apresentado no Tribunal Distrital de Washington, alega que sua demissão não tinha “base, justificativa ou autoridade”.

Ele disse ainda que sua demissão é ainda mais impactante diante das ações do governo Trump e da reestruturação governamental promovida pelo bilionário Elon Musk, para remover funcionários públicos, apesar de proteções trabalhistas.

Trump e seus aliados têm defendido que os poderes do presidente, de acordo com a Constituição, dão a ele controle amplo sobre funcionários de agências executivas.

“Essas demissões parecerão a delatores como uma retaliação ao gabinete que deveria protegê-los”, disse o advogado geral assistente da Federação Americana de Funcionários Públicos, um sindicato da categoria, por email.

Política

Calendário Econômico dos EUA é Atualizado Após Paralisação do Governo

O Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos (BEA, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Comércio norte-americano, informou nesta sexta-feira que está trabalhando para atualizar seu calendário de divulgação de dados econômicos afetados pela recente paralisação do governo dos EUA. “O BEA está consultando o Escritório do Censo dos EUA, o Escritório de […]

Política

Equatorianos Votam sobre Bases Militares Estrangeiras e Nova Constituição em Meio a Crise de Segurança

Os equatorianos, que sofrem com o aumento da criminalidade violenta, irão às urnas no domingo para decidir se permitem o retorno ao país de bases militares estrangeiras — que, segundo o presidente Daniel Noboa, são fundamentais para combater o crime organizado — e se apoiam a convocação de uma assembleia para reescrever a Constituição. Outrora […]

Política

Secretário do Exército dos EUA Critica Lockheed Martin, RTX, Northrop Grumman e Boeing por Preços Excessivos

O secretário do Exército dos Estados Unidos, Dan Driscoll, afirmou que grandes empresas de defesa “enganaram” as forças armadas, levando-as a comprar equipamentos caros quando opções comerciais mais baratas estariam disponíveis. Defensores da responsabilização governamental e alguns parlamentares argumentam há tempos que as empresas contratadas cobraram preços excessivos das forças armadas. Mas os comentários de […]

Política

China Aumenta Tensão com Japão após Comentários sobre Taiwan

O Japão sofrerá uma “derrota esmagadora” nas mãos dos militares chineses se tentar usar a força para intervir em Taiwan, disse o Ministério da Defesa da China nesta sexta-feira, aumentando as tensões sobre os comentários da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre a ilha. Tóquio convocou nesta sexta-feira o embaixador de Pequim no Japão para protestar […]