Lula defende multilateralismo e critica protecionismo em reunião do Brics - Investimentos e Notícias Lula defende multilateralismo e critica protecionismo em reunião do Brics - Investimentos e Notícias
Política

Lula defende multilateralismo e critica protecionismo em reunião do Brics

  • 26/02/2025 - 13h06
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou discurso em reunião com negociadores dos países do Brics nesta quarta-feira para exaltar o multilateralismo e criticar o protecionismo, argumentando que o aumento das barreiras comerciais impõe a busca por alternativas.

“O recurso ao unilateralismo solapa a ordem internacional. Quem aposta no caos e na imprevisibilidade se afasta dos compromissos coletivos que a humanidade precisa urgentemente assumir. Negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a instabilidade e para a guerra”, disse o presidente.

“Frente à polarização e à ameaça de fragmentação, a defesa consistente do multilateralismo é o único caminho que devemos trilhar.”

A reunião de sherpas do Brics dá a largada para a cúpula que acontece em julho, no Rio de Janeiro, sob a presidência brasileira, em um ano em que alterações geopolíticas com a volta de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos coloca ainda mais sob risco o multilateralismo.

Em sua fala, Lula lembrou a proposta de China e Brasil para negociações de paz, de um modo geral ignorada pelos países europeus.

“Mudanças vertiginosas no cenário internacional tornam essa convocação ainda mais necessária”, disse, voltando a cobrar a necessidade de reforma da Organização das Nações Unidas.

Prioridades do Brasil para a cúpula do Brics

  • A reforma da Organização das Nações Unidas.
  • Reforçar as relações comerciais entre os 11 atuais membros do bloco, com ampliação do uso de moedas locais nas relações comerciais.
  • Desenvolvimento de plataformas de pagamento complementares, voluntárias, acessíveis, transparentes e seguras.
  • Criação de uma coalizão dos 11 países do bloco para apresentar uma posição conjunta sobre financiamento das mudanças climáticas na próxima COP30.

“A atual escalada protecionista na área de comércio e investimentos reforça a importância de medidas que busquem superar os entraves à nossa integração econômica. Aumentar as opções de pagamento significa reduzir vulnerabilidades e custos. A presidência brasileira está comprometida com o desenvolvimento de plataformas de pagamento complementares, voluntárias, acessíveis, transparentes e seguras”, defendeu Lula em seu discurso.

Como mostrou a Reuters, o objetivo das medidas, que já estão em curso e devem ser ampliadas é estimular novas tecnologias e promover o barateamento dessas operações, se apoiando sobre padrões compatíveis com os desenvolvidos por organismos multilaterais mais amplos, como o Banco de Compensações Internacionais (BIS).

De acordo com o sherpa brasileiro, embaixador Maurício Lyrio, o uso de moedas locais e outras medidas já são praxe no comércio bilateral e a intenção é ampliá-las. Ele explica que os membros do bloco representam entre 30% e 40% do poder de compra mundial, mas o comércio intrabloco é de apenas 25%, o que mostra um potencial de crescimento.

“A intenção é reduzir custos de operação e tem uma miríade de possibilidades. Não se discute a ideia de uma moeda Brics, há equívoco sobre isso”, afirmou em entrevista na última sexta-feira.

A avaliação é que os valores acordados ficaram muito aquém do necessário, ao mesmo tempo em que os países desenvolvidos passaram a cobrar os emergentes que participem do financiamento, uma posição rejeitada pelos Brics e outros países do Sul Global.

(Com Reuters)

Política

Israel Aumenta Pressão Militar sobre Hamas após Rejeição de Trégua Proposta

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste sábado que instruiu militares a intensificarem a pressão sobre o Hamas, depois que o grupo militante palestino rejeitou nesta semana uma proposta israelense de outra trégua temporária, exigindo, em vez disso, um acordo para encerrar a guerra em troca da libertação de reféns. Em um discurso televisionado, Netanyahu […]

Política

Zelenskiy Denuncia Continuidade de Ataques Russos Apesar de Cessar-Fogo Proclamado pelo Kremlin Durante a Páscoa

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse neste sábado que, de acordo com seu principal comandante, o fogo da artilharia russa não havia diminuído apesar de o Kremlin ter proclamado um cessar-fogo durante a Páscoa. “Até agora, de acordo com relatos do comandante-chefe, as operações de ataque russo continuam em vários setores da linha de […]