Mercados Chineses Sob Pressão em Meio a Disputa Comercial com os EUA - Investimentos e Notícias Mercados Chineses Sob Pressão em Meio a Disputa Comercial com os EUA - Investimentos e Notícias
Política

Mercados Chineses Sob Pressão em Meio a Disputa Comercial com os EUA

  • 05/02/2025 - 08h27
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

As ações e a moeda da China ficaram sob pressão nesta quarta-feira já que os mercados retornaram de uma semana de recesso com uma nova disputa comercial com os Estados Unidos em andamento e com o setor global de inteligência artificial no foco.

Até o momento, as tarifas foram menores do que as inicialmente indicadas pelo governo de Donald Trump nos EUA e o alívio ficou evidente em Hong Kong, onde as ações chinesas avançaram esta semana.

Enquanto isso, o entusiasmo em torno da empresa chinesa de inteligência artificial DeepSeek impulsionou as ações de IA.

Embora os investidores estivessem retirando dinheiro da mesa, as quedas foram limitadas até agora, com os índices CSI300 e Shanghai Composite encerrando a sessão com uma queda de cerca de 0,6%. Os investidores estão agora concentrados principalmente no que Pequim poderá fazer para reforçar a confiança.

O analista da Kaiyuan Securities, Wei Jixing, disse que as tarifas de 10% impostas pelo presidente Donald Trump sobre os produtos chineses já foram amplamente precificadas.

“O mercado chinês provavelmente ignorará as questões tarifárias, já que o DeepSeek está reparando o apetite por risco, enquanto os investidores esperam por políticas domésticas mais proativas”, disse Wei, referindo-se ao novo modelo chinês de IA de baixo custo que surpreendeu os mercados na semana passada.

Nesta quarta-feira, o banco central da China definiu o ponto médio do iuan em 7,1693 por dólar, o nível mais forte desde 8 de novembro de 2024, o que os investidores interpretaram como um sinal da relutância de Pequim em recorrer imediatamente à depreciação da moeda em resposta às tarifas dos EUA.

A fraqueza do iuan ajudou a atenuar o impacto das tarifas no primeiro mandato de Trump como presidente dos EUA, e a fixação é amplamente acompanhada para obter pistas sobre a postura de negociação da China em relação às tarifas.

Desempenho dos Índices Asiáticos

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,09%, a 38.831 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,93%, a 20.597 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,65%, a 3.229 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,58%, a 3.795 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,11%, a 2.509 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,61%, a 23.161 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,20%, a 3.815 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,51%, a 8.416 pontos.

Política

Governo Federal Anuncia Ressarcimento para Aposentados e Pensionistas do INSS Após Descontos Ilegais

O governo federal prepara um plano para ressarcir integralmente os valores que foram descontados ilegalmente dos aposentados e pensionistas do INSS após uma operação que descobriu descontos irregulares, disse nesta quinta-feira o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho. A decisão foi tomada depois que uma operação da CGU e da Polícia Federal descobriu […]

Política

Ataque Aéreo Israelense em Jabalia, Gaza, Resulta em 44 Mortos em Meio a Conflito com Hamas e Jihad Islâmica

Um ataque aéreo israelense atingiu uma delegacia de polícia em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, nesta quinta-feira, matando pelo menos 10 pessoas, informaram autoridades de saúde locais, e os militares de Israel disseram ter atingido um centro de comando dos grupos Hamas e Jihad Islâmica. Os médicos disseram que dois mísseis israelenses atingiram […]

Política

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Rebate Acusações de Dependência Química Feitas por Ex-Ministro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que as acusações de seu ex-ministro das Relações Exteriores de que é viciado em drogas são calúnias, após o ex-funcionário publicar uma carta relatando um incidente que alega ter ocorrido na França. Alvaro Leyva, que foi ministro das Relações Exteriores por quase dois anos até maio de 2024, […]