Política

México mobiliza tropas na fronteira com os EUA após acordo para evitar tarifas

  • 04/02/2025 - 20h27
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

Centenas de soldados mexicanos foram mobilizados nesta terça-feira para a fronteira com os Estados Unidos, como parte do acordo que suspendeu tarifas norte-americanas sobre importações mexicanas, sob a condição de que o país latino-americano reprima o tráfico de fentanil.

As tropas mexicanas serão destacadas para pontos críticos ao longo da fronteira com altos índices de imigração ilegal e tráfico de drogas e armas, inclusive nos estados fronteiriços de Baja California, Sonora e Tamaulipas, segundo três autoridades militares e governamentais com conhecimento do assunto.

O plano de enviar 10.000 soldados mexicanos faz parte de um acordo anunciado na segunda-feira, pelo qual o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu a ameaça de impor tarifas de 25% sobre as importações mexicanas. O México havia prometido impor tarifas retaliatórias.

Segundo o acordo, os EUA também prometeram trabalhar para interromper o fluxo de armas de alta potência para o México, disse a presidente mexicana Claudia Sheinbaum.

Alguns analistas disseram que a grande concentração de tropas mexicanas na fronteira poderia deixar outras áreas vulneráveis do México sem a segurança adequada.

“A presidente tinha uma arma apontada para a cabeça para tomar uma decisão como essa”, disse Andrés Sumano, pesquisador do Colégio da Fronteira Norte do México (Colef).

Uma guerra comercial entre México e EUA provavelmente teria jogado o país latino em recessão, enquanto os consumidores norte-americanos seriam atingidos por preços mais altos de importações de produtos mexicanos, como carros e caminhões.

Política

Juiz bloqueia Elon Musk e Doge de fechar USAID

Um juiz federal bloqueou o bilionário Elon Musk e o Departamento de Eficiência Governamental (Doge) de tomarem mais medidas para fechar a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dizendo que seus esforços para fechar a agência de ajuda externa provavelmente violam a Constituição dos EUA. Em uma decisão preliminar, o juiz distrital Theodore […]

Política

Zelenskiy Condena Ataques Noturnos da Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Rússia lançou mais de 40 drones na noite desta terça-feira, atingindo infraestrutura civil e mostrando que a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, deve continuar para o bem da paz. “São precisamente esses ataques noturnos da Rússia que destroem nossos sistemas de energia, nossa infraestrutura e […]