Ministros Árabes Rejeitam Transferência de Palestinos - Investimentos e Notícias Ministros Árabes Rejeitam Transferência de Palestinos - Investimentos e Notícias
Política

Ministros Árabes Rejeitam Transferência de Palestinos

  • 01/02/2025 - 14h27
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

Ministros das Relações Exteriores de países árabes rejeitaram neste sábado a transferência de palestinos sob quaisquer circunstâncias, apresentando uma posição unificada contra o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que Egito e Jordânia recebam moradores da Faixa de Gaza.

Em declaração conjunta após reunião no Cairo, os ministros das Relações Exteriores e autoridades de Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Autoridade Palestina e Liga Árabe disseram que uma transferência ameaçaria a estabilidade da região, espalharia conflitos e prejudicaria as perspectivas de paz.

“Afirmamos nossa rejeição a (qualquer tentativa de) comprometer os direitos inalienáveis dos palestinos, seja por meio de atividades de assentamento, despejos ou anexação de terras ou por meio da desocupação das terras de seus proprietários… de qualquer forma ou sob quaisquer circunstâncias ou justificativas”, diz a declaração conjunta.

Eles não veem a hora de trabalhar com o governo Trump para alcançar uma paz justa e abrangente no Oriente Médio com base em uma solução de dois Estados, acrescentaram.

A reunião foi realizada após Trump dizer, na semana passada, que Egito e Jordânia deveriam receber os palestinos de Gaza, descrita por ele como um “local de demolição” após 15 meses de bombardeios israelenses que deixaram a maioria dos 2,3 milhões de pessoas desabrigada. Críticos afirmam que sua sugestão equivale a uma limpeza étnica.

Na quarta-feira, o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi rejeitou a ideia de o Egito facilitar o deslocamento dos moradores de Gaza e disse que os egípcios sairiam às ruas para expressar sua desaprovação.

Mas, na quinta-feira, Trump reiterou a ideia, dizendo: “Fazemos muito por eles, e eles vão fazer (isso)”, em aparente referência à abundante ajuda dos EUA, incluindo assistência militar, tanto ao Egito quanto à Jordânia.

Qualquer sugestão de que os palestinos deixem Gaza, território que faria parte de um Estado independente, tem sido um anátema para a liderança palestina há gerações e repetidamente rejeitada pelos Estado árabes vizinhos desde o início da mais recente guerra em Gaza, em outubro de 2023.

Política

Governo Brasileiro Responde a Ameaças Tarifárias dos EUA sem Alterar Posição

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira que o governo brasileiro não mudará seu tom apesar da ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar as tarifas comerciais contra o Brasil. Em entrevista a jornalistas, Alckmin reiterou que considera as tarifas dos EUA contra o Brasil […]

Política

Hamas Concorda em Libertar 10 Reféns em Meio a Negociações Difíceis de Cessar-Fogo com Israel

O Hamas disse nesta quarta-feira que concordou em libertar 10 reféns sob os esforços em andamento para alcançar um cessar-fogo em Gaza, dizendo que as negociações para uma trégua são “difíceis” devido à “intransigência” de Israel. O grupo palestino afirmou que as negociações de cessar-fogo em andamento têm vários pontos de atrito, incluindo o fluxo […]

Política

Itamaraty Convoca Diplomata dos EUA para Explicações sobre Nota de Apoio a Bolsonaro

O Itamaraty convocou o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, para que o representante diplomático explique uma manifestação divulgada mais cedo nesta quarta-feira pela embaixada dos EUA em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi inicialmente divulgada em reportagem do jornal O Globo e confirmada por uma fonte […]

Política

Reino Unido e França Buscam Soluções Conjuntas para Combater Imigração Ilegal

O primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o presidente francês Emmanuel Macron concordaram com a necessidade de novas soluções para o problema da imigração ilegal, nesta quarta-feira, disse o gabinete de Starmer, estabelecendo as bases para uma cúpula bilateral na quinta-feira. Os dois se encontraram para almoçar durante o que é a primeira visita de Estado […]