Operação Militar Síria Contra Aliados de Assad é Concluída - Investimentos e Notícias Operação Militar Síria Contra Aliados de Assad é Concluída - Investimentos e Notícias
Política

Operação Militar Síria Contra Aliados de Assad é Concluída

  • 10/03/2025 - 10h46
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

Uma operação militar síria contra aliados do presidente deposto Bashar al-Assad foi concluída, informou o Ministério da Defesa na segunda-feira, após os combates mais intensos desde que os ex-rebeldes tomaram o poder há três meses.

Os confrontos entre os partidários de Assad e os novos governantes islâmicos do país, no coração costeiro do ex-presidente, mataram mais de 1.000 pessoas, a maioria civis, de acordo com um grupo de monitoramento de guerra.

A violência aumentou as preocupações sobre o rumo da Síria, onde os ex-rebeldes sob o comando de Ahmed al-Sharaa e seu grupo Hayat Tahrir al-Sham estão tentando unificar um país dividido e, ao mesmo tempo, lidar com o envolvimento de vizinhos poderosos.

Desde a derrubada de Assad, grupos apoiados pela Turquia entraram em confronto com as forças curdas que controlam grande parte do nordeste da Síria. Israel atacou separadamente instalações militares na Síria e está fazendo lobby com os Estados Unidos para manter a Síria fraca, disseram fontes à Reuters.

Hassan Abdul Ghany, porta-voz do Ministério da Defesa, afirmou em um comunicado no X que as instituições públicas agora podem retomar seu trabalho e prestar serviços.

“Estamos preparando o caminho para que a vida volte ao normal e para a consolidação da segurança e da estabilidade”, disse Abdul Ghany.

Ele acrescentou que há planos para continuar combatendo os remanescentes do antigo governo e eliminar quaisquer ameaças futuras.

Sharaa prometeu no domingo caçar os autores dos violentos confrontos e disse que responsabilizará qualquer um que ultrapasse a autoridade dos novos governantes.

O gabinete de Al-Sharaa também afirmou que estava formando um comitê independente para investigar os confrontos e as mortes cometidas por ambos os lados.

(Com Reuters)

Política

EUA Agilizam Vistos para Torcedores da Copa do Mundo de 2026 com Sistema de Agendamento Prioritário

Os Estados Unidos agilizarão os vistos para visitantes estrangeiros com ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Fifa que ocorrerão no próximo ano em 11 cidades norte-americanas, disse o presidente Donald Trump nesta segunda-feira. Washington criará um sistema de agendamento de entrevistas para obtenção de vistos que priorizará os torcedores estrangeiros que comparecerem […]