Papa Leão 14 Critica Políticas de Imigração dos EUA em Reunião com Bispos Americanos - Investimentos e Notícias Papa Leão 14 Critica Políticas de Imigração dos EUA em Reunião com Bispos Americanos - Investimentos e Notícias
Política

Papa Leão 14 Critica Políticas de Imigração dos EUA em Reunião com Bispos Americanos

  • 08/10/2025 - 10h05
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura

O papa Leão 14 disse aos bispos dos Estados Unidos que o visitaram no Vaticano nesta quarta-feira que eles deveriam abordar com firmeza como os imigrantes estão sendo tratados pelas políticas de linha-dura do presidente norte-americano, Donald Trump, disseram os participantes, no mais recente impulso do pontífice sobre o assunto.

Leão 14, o primeiro papa dos EUA, recebeu dezenas de cartas de imigrantes descrevendo seus temores de deportação sob as políticas do governo Trump durante a reunião, que incluiu bispos e assistentes sociais da fronteira entre EUA e México.

“Nosso Santo Padre… está pessoalmente muito preocupado com essas questões”, disse o bispo de El Paso, Mark Seitz, que participou da reunião. “Ele expressou seu desejo de que a Conferência Episcopal dos EUA falasse com veemência sobre essa questão.”

“Significa muito para todos nós saber de seu desejo pessoal de que continuemos a nos manifestar”, disse Seitz.

O Vaticano não fez comentários imediatos sobre a reunião do papa.

Eleito em maio para substituir o falecido papa Francisco, Leão 14 demonstrou um estilo muito mais reservado do que seu antecessor, que frequentemente criticava o governo Trump e falava com frequência em comentários surpreendentes e improvisados.

Mas Leão 14 tem aumentado suas críticas nas últimas semanas.

O papa questionou, em 30 de setembro, se as políticas anti-imigração do governo Trump estavam de acordo com os ensinamentos pró-vida da Igreja Católica, em comentários que provocaram uma reação acalorada de alguns católicos conservadores proeminentes.

A Casa Branca disse que Trump foi eleito com base em suas muitas promessas, incluindo a de deportar estrangeiros ilegais criminosos.

Cartas de imigrantes

  • Uma das cartas entregues ao papa nesta quarta-feira, descrevia uma família com dois membros que não tinham permissão legal para permanecer nos EUA e que tinham medo de sair de casa por medo de serem deportados.
  • “Acredito que o papa deveria se manifestar abertamente contra as operações e o tratamento injusto que a comunidade está sofrendo”, dizia a carta, escrita em espanhol.

Leão 14 também se reuniu em particular com um grupo de cerca de 100 católicos norte-americanos envolvidos no ministério com imigrantes na noite de terça-feira, agradecendo-lhes por seu trabalho.

(Com Reuters)

Política

EUA Agilizam Vistos para Torcedores da Copa do Mundo de 2026 com Sistema de Agendamento Prioritário

Os Estados Unidos agilizarão os vistos para visitantes estrangeiros com ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Fifa que ocorrerão no próximo ano em 11 cidades norte-americanas, disse o presidente Donald Trump nesta segunda-feira. Washington criará um sistema de agendamento de entrevistas para obtenção de vistos que priorizará os torcedores estrangeiros que comparecerem […]