Presidente do Banco do Japão discute economia com primeiro-ministro - Investimentos e Notícias Presidente do Banco do Japão discute economia com primeiro-ministro - Investimentos e Notícias
Política

Presidente do Banco do Japão discute economia com primeiro-ministro

  • 20/02/2025 - 08h26
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse nesta quinta-feira que se encontrou com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, para uma troca regular de opiniões sobre a economia e os mercados financeiros.

Ueda também disse que provavelmente participará da reunião de autoridades de finanças do G7 e do G20 a ser realizada na próxima semana na Cidade do Cabo, na África do Sul.

“Provavelmente participarei das reuniões do G7 e do G20 na próxima semana. Aproveitei a oportunidade para uma troca informal de pontos de vista pouco antes disso”, disse Ueda aos repórteres após sua reunião com Ishiba, que foi a primeira entre os dois desde outubro do ano passado.

Ueda disse que os dois não discutiram os aumentos na taxa de juros.

O primeiro-ministro e o presidente do banco central do Japão têm se reunido aproximadamente uma vez a cada poucos meses para discussões regulares sobre a economia e os mercados financeiros.

Possíveis impactos das tarifas dos EUA

As autoridades das economias do G20, que se reunirão na Cidade do Cabo na próxima semana, provavelmente debaterão as consequências globais das políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump disse nesta semana que anunciará tarifas relacionadas a madeira, automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos “no próximo mês ou antes”, uma medida que pode prejudicar a economia japonesa, que depende de exportações.

Uma pesquisa mostrou que quase nove entre dez empresas japonesas esperam que as políticas de Trump afetem negativamente os negócios.

Tarifas mais altas dos EUA também podem manter a inflação do país elevada e diminuir a chance de cortes de juros pelo Federal Reserve.

Consequentemente, um dólar forte poderia manter o iene fraco e aumentar os preços de importação do Japão, afetando assim o momento e o ritmo dos futuros aumentos de juros pelo Banco do Japão, segundo alguns analistas.

Não se sabe se o ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, participará da reunião do G20 na próxima semana, já que a coalizão de Ishiba continua as negociações com os partidos de oposição para aprovar o orçamento do próximo ano fiscal no Parlamento.

(Com Reuters)

Política

União Europeia Considera Empréstimo de Reparação para Ucrânia Baseado em Ativos Russos Congelados

Financiar a Ucrânia com um empréstimo de reparação baseado em ativos russos imobilizados seria a mais “eficaz” das três opções que estão sendo consideradas pela União Europeia para ajudar Kiev, disse a chefe da Comissão Executiva nesta quinta-feira. Ursula von der Leyen fez a declaração ao Parlamento Europeu enquanto os ministros das Finanças da UE […]

Política

Ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto é Preso em Nova Fase da Operação Sem Desconto

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema irregular de descontos não autorizados por aposentados e pensionistas. A detenção de Stefanutto, que dirigiu o órgão entre junho de 2023 e abril de 2025, foi noticiada […]

Política

Governo Ucraniano Inicia Auditoria em Empresas Estatais Após Escândalo de Corrupção

A primeira-ministra ucraniana, Yuliia Svyrydenko, disse nesta quinta-feira que seu governo realizará uma auditoria em todas as empresas estatais, incluindo as de energia, após um grande escândalo de corrupção que levou à suspensão de dois ministros. “Estamos preparando uma solução abrangente para todas as empresas estatais, inclusive as de energia. Estamos realizando uma auditoria e […]