Redução na Produção de Açúcar e Etanol no Centro-Sul do Brasil em Maio, mas Resultados Superam Expectativas - Investimentos e Notícias Redução na Produção de Açúcar e Etanol no Centro-Sul do Brasil em Maio, mas Resultados Superam Expectativas - Investimentos e Notícias
Política

Redução na Produção de Açúcar e Etanol no Centro-Sul do Brasil em Maio, mas Resultados Superam Expectativas

  • 29/05/2025 - 11h45
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 3 min de leitura

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil somou 2,41 milhões de toneladas na primeira quinzena de maio, recuo de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, mas menos do que o previsto, de acordo com dados publicados pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

A produção de açúcar superou a projeção de 2,286 milhões de toneladas apontada em uma pesquisa S&P Commodity Insights, já que a destinação da matéria-prima para a fabricação do adoçante foi acima da expectativa.

Analistas consultados esperavam “mix” de 49,39%, enquanto a fatia efetiva de cana para o adoçante subiu para 51,14%, ante 48,24% no mesmo período do ano passado.

Com isso, a fabricação de etanol somou 1,78 bilhões de litros no mesmo período, recuo de 11,3%, maior do que o esperado.

Já a moagem de cana somou 42,3 milhões de toneladas na primeira quinzena, baixa anual de 6,1%, ainda com um menor número de usinas em operação, com algumas delas deixando para iniciar as atividades quando a cana estiver mais desenvolvida e produtiva.

Em abril, o centro-sul do Brasil registrou recuo na produtividade média (TCH) e na concentração de açúcares na matéria-prima, de acordo com dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A Unica informou que nos primeiros 15 dias de maio 21 unidades processadoras de cana-de-açúcar reiniciaram as atividades, totalizando 242 operando na região –desse total, 225 são usinas de cana, dez fabricam etanol a partir do milho e sete são flex.

No mesmo período, na safra 24/25, operaram 248 unidades produtoras, sendo 230 unidades com processamento de cana, nove empresas produzindo etanol a partir do milho e nove usinas flex.

A qualidade da matéria-prima segue pior na comparação anual. O nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na primeira quinzena de maio atingiu 116,80 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, variação negativa de 6,37%.

Vendas

Na primeira quinzena de maio, as vendas de etanol pelas unidades produtoras totalizaram 1,34 bilhão de litros, queda de 5,13% em relação ao mesmo período da safra 2024/2025.

O volume comercializado de etanol anidro no período foi de 491,52 milhões de litros, aumento de 3,94%, enquanto o etanol hidratado registrou venda de 848,91 milhões de litros, retração de 9,69%.

Os números sinalizam que a demanda para a mistura de etanol na gasolina está maior do que a registrada para o produto usado diretamente nos veículos flex e que concorre com o combustível fóssil.

(Com Reuters)

Política

EUA Agilizam Vistos para Torcedores da Copa do Mundo de 2026 com Sistema de Agendamento Prioritário

Os Estados Unidos agilizarão os vistos para visitantes estrangeiros com ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Fifa que ocorrerão no próximo ano em 11 cidades norte-americanas, disse o presidente Donald Trump nesta segunda-feira. Washington criará um sistema de agendamento de entrevistas para obtenção de vistos que priorizará os torcedores estrangeiros que comparecerem […]