Rebeldes do M23 se Retiram de Conversações de Paz no Congo - Investimentos e Notícias Rebeldes do M23 se Retiram de Conversações de Paz no Congo - Investimentos e Notícias
Política

Rebeldes do M23 se Retiram de Conversações de Paz no Congo

  • 17/03/2025 - 16h26
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura

Os rebeldes do M23, apoiados por Ruanda, disseram nesta segunda-feira que se retiraram das conversações de paz sobre o conflito na República Democrática do Congo, após a União Europeia impor sanções ao seu líder e aos comandantes do Exército de Ruanda.

No início desta segunda-feira, o grupo havia informado que iria enviar uma delegação a Luanda, capital de Angola, para as conversas na terça-feira. O anúncio ocorria um dia após o Congo confirmar sua participação, revertendo a promessa de longa data de não negociar com os rebeldes.

Os rebeldes lançaram uma grande ofensiva no leste do Congo, ganhando terreno neste ano nunca antes controlado por eles, incluindo as duas maiores cidades do leste do Congo e uma série de localidades menores.

O M23 recuou nas negociações de paz depois de a União Europeia anunciar sanções que tiveram como alvo seu líder político Bertrand Bisimwa e comandantes do Exército de Ruanda, entre outros. Ruanda nega que esteja apoiando o grupo rebelde liderado pelos tutsis.

“As sucessivas sanções impostas aos nossos membros, incluindo aquelas decretadas às vésperas das discussões em Luanda, prejudicam gravemente o diálogo direto e impossibilitam qualquer progresso”, disse em comunicado uma aliança rebelde que inclui o M23.

A porta-voz da presidência do Congo, Tina Salama, disse, após o anúncio do M23, que o Congo ainda enviaria uma delegação a Luanda, conforme planejado.

“Confirmamos nossa participação”, disse ela via mensagem de WhatsApp. “A delegação deve partir normalmente nesta noite.”

Angola tem tentado mediar um cessar-fogo duradouro e diminuir as tensões entre o Congo e a vizinha Ruanda.

(Com Reuters)

Política

Governo Federal Anuncia Ressarcimento para Aposentados e Pensionistas do INSS Após Descontos Ilegais

O governo federal prepara um plano para ressarcir integralmente os valores que foram descontados ilegalmente dos aposentados e pensionistas do INSS após uma operação que descobriu descontos irregulares, disse nesta quinta-feira o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho. A decisão foi tomada depois que uma operação da CGU e da Polícia Federal descobriu […]

Política

Ataque Aéreo Israelense em Jabalia, Gaza, Resulta em 44 Mortos em Meio a Conflito com Hamas e Jihad Islâmica

Um ataque aéreo israelense atingiu uma delegacia de polícia em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, nesta quinta-feira, matando pelo menos 10 pessoas, informaram autoridades de saúde locais, e os militares de Israel disseram ter atingido um centro de comando dos grupos Hamas e Jihad Islâmica. Os médicos disseram que dois mísseis israelenses atingiram […]

Política

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Rebate Acusações de Dependência Química Feitas por Ex-Ministro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que as acusações de seu ex-ministro das Relações Exteriores de que é viciado em drogas são calúnias, após o ex-funcionário publicar uma carta relatando um incidente que alega ter ocorrido na França. Alvaro Leyva, que foi ministro das Relações Exteriores por quase dois anos até maio de 2024, […]