Reino Unido Planeja Reconhecer Estado Palestino e Pressiona Israel por Melhorias em Gaza - Investimentos e Notícias Reino Unido Planeja Reconhecer Estado Palestino e Pressiona Israel por Melhorias em Gaza - Investimentos e Notícias
Política

Reino Unido Planeja Reconhecer Estado Palestino e Pressiona Israel por Melhorias em Gaza

  • 30/07/2025 - 08h45
  • Atualizado 4 meses atrás
  • 3 min de leitura

O Reino Unido rejeitou nesta quarta-feira as críticas de que estava recompensando o grupo militante Hamas ao estabelecer planos para reconhecer um Estado palestino, a menos que Israel tome medidas para melhorar a situação em Gaza e promover a paz.

A visão de crianças emaciadas em Gaza chocou o mundo nos últimos dias e, na terça-feira, um monitor de fome alertou que o pior cenário de fome estava se desenrolando no local e que era necessária uma ação imediata para evitar a morte generalizada.

O ultimato do primeiro-ministro Keir Starmer, que estabeleceu um prazo de setembro para Israel, provocou uma repreensão imediata de seu homólogo em Jerusalém, que disse que isso recompensava o Hamas e punia as vítimas de seu ataque transfronteiriço de 2023.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não achava que o Hamas “deveria ser recompensado” com o reconhecimento da independência palestina.

Questionada sobre essa crítica, a ministra dos Transportes, Heidi Alexander — designada pelo governo para responder a perguntas em uma série de entrevistas à mídia na quarta-feira — afirmou que essa não era a maneira correta de caracterizar o plano do Reino Unido.

“Isso não é uma recompensa para o Hamas. O Hamas é uma organização terrorista vil que cometeu atrocidades terríveis. Trata-se do povo palestino. Trata-se das crianças que vemos em Gaza e que estão morrendo de fome”, disse ela à rádio LBC.

“Temos que aumentar a pressão sobre o governo israelense para que as restrições sejam suspensas e a ajuda volte a Gaza.”

A França anunciou na semana passada que reconheceria a condição de Estado palestino em setembro.

Sucessivos governos britânicos afirmaram que reconheceriam um Estado palestino quando fosse mais eficaz fazê-lo.

Em um discurso televisionado na terça-feira, Starmer disse que esse momento havia chegado, destacando o sofrimento em Gaza e dizendo que a perspectiva de uma solução de dois Estados — um Estado palestino coexistindo em paz ao lado de Israel — estava ameaçada.

Starmer afirmou que o Reino Unido efetivará a iniciativa na Assembleia Geral da ONU em setembro, a menos que Israel tome medidas substanciais para permitir a entrada de mais ajuda em Gaza, deixe claro que não haverá anexação da Cisjordânia e se comprometa com um processo de paz de longo prazo que proporcione uma solução de dois Estados.

(Com Reuters)

Política

Referendo no Equador Rejeita Propostas do Presidente Daniel Noboa sobre Bases Militares e Assembleia Constituinte

Um referendo realizado no Equador no domingo rejeitou uma reforma apoiada pelo presidente Daniel Noboa que permitiria o retorno de bases militares estrangeiras ao país sul-americano, com 60,55% dos votos, depois que 89,18% das cédulas foram apuradas, informou o conselho eleitoral. Na mesma consulta, os equatorianos também rejeitaram um plano do presidente para convocar uma […]