Revogação de Vistos de Estudantes nos EUA - Investimentos e Notícias Revogação de Vistos de Estudantes nos EUA - Investimentos e Notícias
Política

Revogação de Vistos de Estudantes nos EUA

  • 27/03/2025 - 16h45
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse nesta quinta-feira que o Departamento de Estado pode ter revogado mais de 300 vistos e advertiu que o governo Trump procura todos os dias por “esses lunáticos”, após Washington deter e revogar nesta semana o visto de uma estudante turca.

“Talvez sejam mais de 300 neste momento. Fazemos isso todos os dias. Toda vez que encontro um desses lunáticos, tiro seu visto”, disse Rubio em coletiva de imprensa na Guiana.

“Em algum momento, espero que acabem porque já nos livramos de todos eles, mas estamos procurando todos os dias por esses lunáticos que estão destruindo as coisas.”

Os comentários foram feitos em resposta a uma pergunta sobre Rumeysa Ozturk, uma estudante turca detida na quarta-feira em Boston por agentes mascarados e à paisana. Ela havia manifestado apoio aos palestinos na guerra de Israel em Gaza.

O principal diplomata dos EUA confirmou que o Departamento de Estado revogou o visto de Ozturk e disse que Washington vai retirar qualquer visto emitido anteriormente se os estudantes participarem de ações como “vandalizar universidades, assediar estudantes, tomar prédios, criar tumulto”.

Rubio não disse se Ozturk participou dessas atividades.

A prisão da estudante ocorreu um ano depois de ela ter sido coautora de um artigo de opinião no jornal universitário Tufts Daily criticando a resposta da Tufts, sediada em Medford, Massachusetts, aos apelos dos estudantes para que se desligasse de empresas vinculadas a Israel e “reconhecesse o genocídio palestino”.

Apoiadores de Ozturk dizem que sua detenção é a primeira prisão imigratória conhecida de um estudante da área de Boston envolvido em tal ativismo a ser realizada pela administração de Trump, que deteve ou tentou deter vários estudantes nascidos no exterior que estão legalmente nos EUA e estiveram envolvidos em protestos pró-palestinos.

As ações foram condenadas como um ataque à liberdade de expressão, embora o governo Trump argumente que certos protestos são antissemitas e podem prejudicar a política externa dos EUA.

(Com Reuters)

Política

China Protesta Contra Comentários da Primeira-Ministra Japonesa Sobre Taiwan e Relações Diplomáticas Se Agravam

O embaixador da China no Japão apresentou nesta sexta-feira um “forte protesto” contra os comentários da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre Taiwan, segundo um comunicado divulgado pela embaixada chinesa. Takaichi provocou uma polêmica diplomática ao comentar no Parlamento, na semana passada, que um ataque chinês a Taiwan poderia representar uma “situação de ameaça à sobrevivência” […]

Política

Calendário Econômico dos EUA é Atualizado Após Paralisação do Governo

O Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos (BEA, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Comércio norte-americano, informou nesta sexta-feira que está trabalhando para atualizar seu calendário de divulgação de dados econômicos afetados pela recente paralisação do governo dos EUA. “O BEA está consultando o Escritório do Censo dos EUA, o Escritório de […]

Política

Equatorianos Votam sobre Bases Militares Estrangeiras e Nova Constituição em Meio a Crise de Segurança

Os equatorianos, que sofrem com o aumento da criminalidade violenta, irão às urnas no domingo para decidir se permitem o retorno ao país de bases militares estrangeiras — que, segundo o presidente Daniel Noboa, são fundamentais para combater o crime organizado — e se apoiam a convocação de uma assembleia para reescrever a Constituição. Outrora […]

Política

Secretário do Exército dos EUA Critica Lockheed Martin, RTX, Northrop Grumman e Boeing por Preços Excessivos

O secretário do Exército dos Estados Unidos, Dan Driscoll, afirmou que grandes empresas de defesa “enganaram” as forças armadas, levando-as a comprar equipamentos caros quando opções comerciais mais baratas estariam disponíveis. Defensores da responsabilização governamental e alguns parlamentares argumentam há tempos que as empresas contratadas cobraram preços excessivos das forças armadas. Mas os comentários de […]