O Rio de Janeiro será sede da cúpula dos líderes dos países do Brics, que acontecerá em 6 e 7 de julho deste ano, anunciou neste sábado o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em vídeo gravado ao lado do prefeito Eduardo Paes no Palácio da Cidade.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro, mas ainda não havia anunciado oficialmente o local da reunião anual dos chefes de Estado do bloco.
“Receberemos na cidade do Rio de Janeiro os chefes de Estado dos 20 países que integram o Brics nas duas categorias, de membros plenos e parceiros” disse Vieira, acrescentando que no encontro serão tomadas decisões “muito importantes para o desenvolvimento de todos esses países”.
Membros do Brics
- Membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Indonésia.
- Novos países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Nigéria.
Paes, que postou o vídeo com Vieira em uma rede social, agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela escolha, dizendo que o presidente reconhece o “protagonismo” e “face internacional” do Rio.
Em nota, a prefeitura do Rio informou ter criado o Comitê Rio Brics, que será responsável por elaborar iniciativas e atividades relacionadas ao Brics até o final do ano.