Política

Rússia critica planos de defesa da União Europeia

  • 13/03/2025 - 08h46
  • Atualizado 6 dias atrás
  • 2 min de leitura

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quinta-feira que os planos da União Europeia de aumentar os gastos com defesa equivalem à incitação à guerra com base no mito inventado de que as potências europeias estão ameaçadas pela Rússia.

A Comissão Europeia propôs este mês um empréstimo de até 150 bilhões de euros aos governos da UE em um plano de rearmamento impulsionado pela guerra da Rússia na Ucrânia e pelo temor de que a Europa não possa mais ter certeza da proteção dos EUA.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o pacote de propostas poderia mobilizar até 800 bilhões de euros para a defesa europeia.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que os planos de von der Leyen equivalem à “incitação à guerra no continente europeu”.

Zakahrova rebateu as afirmações europeias de que a Rússia, após invadir a Ucrânia em 2022, agora ameaçava a segurança europeia.

Ela disse que a Europa estava espalhando narrativas falsas sobre a chamada ameaça russa: “essa é uma história deliberadamente inventada com base na russofobia que é promovida por autoridades inadequadas de Bruxelas”.

(Com Reuters)

Política

Juiz bloqueia Elon Musk e Doge de fechar USAID

Um juiz federal bloqueou o bilionário Elon Musk e o Departamento de Eficiência Governamental (Doge) de tomarem mais medidas para fechar a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dizendo que seus esforços para fechar a agência de ajuda externa provavelmente violam a Constituição dos EUA. Em uma decisão preliminar, o juiz distrital Theodore […]

Política

Zelenskiy Condena Ataques Noturnos da Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Rússia lançou mais de 40 drones na noite desta terça-feira, atingindo infraestrutura civil e mostrando que a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, deve continuar para o bem da paz. “São precisamente esses ataques noturnos da Rússia que destroem nossos sistemas de energia, nossa infraestrutura e […]