Política

Rússia responde a proposta de cessar-fogo dos EUA na Ucrânia

  • 13/03/2025 - 09h26
  • Atualizado 6 dias atrás
  • 3 min de leitura

O principal assessor de política externa do presidente russo Vladimir Putin disse nesta quinta-feira que afirmou a Washington que um cessar-fogo de 30 dias proposto pelos Estados Unidos para interromper a guerra na Ucrânia daria simplesmente um respiro às forças de Kiev.

Os avanços da Rússia ao longo da frente de batalha nos últimos meses e a tentativa do presidente dos EUA, Donald Trump, de fechar um acordo de paz para pôr fim ao conflito de três anos na Ucrânia aumentaram os temores de que Kiev, apoiada pelo Ocidente, poderia perder a guerra.

O enviado especial de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, chegou a Moscou na quinta-feira para se encontrar com Putin. Autoridades russas disseram que o assessor de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, forneceu detalhes sobre a ideia de cessar-fogo na quarta-feira e que a Rússia estava pronta para discutí-la.

Trump declarou na Casa Branca na quarta-feira que espera que o Kremlin concorde com a proposta dos EUA de um cessar-fogo de 30 dias que a Ucrânia disse que apoiaria.

Yuri Ushakov, ex-embaixador em Washington que fala em nome de Putin sobre as principais questões de política externa, disse à mídia russa que havia conversado com Waltz na quarta-feira para delinear a posição da Rússia sobre o cessar-fogo.

“Declarei nossa posição de que isso nada mais é do que um alívio temporário para os militares ucranianos, nada mais”, disse Ushakov.

“Não nos dá nada. Só dá aos ucranianos uma oportunidade de se reagrupar, ganhar força e continuar a mesma coisa”, ele acrescentou mais tarde.

Ushakov disse que o objetivo de Moscou é “um acordo pacífico de longo prazo que leve em conta os interesses legítimos do nosso país e nossas preocupações bem conhecidas”.

“Parece-me que ninguém precisa de quaisquer passos que (meramente) imitem ações pacíficas nesta situação”, afirmou.

Ushakov disse que Putin vai falar com a mídia mais tarde na quinta-feira e delinear a posição da Rússia com mais detalhes.

Questionado sobre uma notícia da Reuters de que a Rússia teria apresentado aos EUA uma lista de exigências para um acordo que ponha fim à sua guerra contra a Ucrânia e restabeleça as relações com Washington, Ushakov disse que a Casa Branca conhece a posição de Moscou.

(Com Reuters)

Política

Juiz bloqueia Elon Musk e Doge de fechar USAID

Um juiz federal bloqueou o bilionário Elon Musk e o Departamento de Eficiência Governamental (Doge) de tomarem mais medidas para fechar a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dizendo que seus esforços para fechar a agência de ajuda externa provavelmente violam a Constituição dos EUA. Em uma decisão preliminar, o juiz distrital Theodore […]

Política

Zelenskiy Condena Ataques Noturnos da Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Rússia lançou mais de 40 drones na noite desta terça-feira, atingindo infraestrutura civil e mostrando que a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, deve continuar para o bem da paz. “São precisamente esses ataques noturnos da Rússia que destroem nossos sistemas de energia, nossa infraestrutura e […]