Kremlin se Oferece para Mediar Tensão entre EUA e Irã - Investimentos e Notícias Kremlin se Oferece para Mediar Tensão entre EUA e Irã - Investimentos e Notícias
Política

Kremlin se Oferece para Mediar Tensão entre EUA e Irã

  • 07/04/2025 - 08h26
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 2 min de leitura

O Kremlin disse na segunda-feira que a Rússia está pronta para fazer tudo o que puder para ajudar a resolver as tensões entre os Estados Unidos e o Irã em torno do programa nuclear de Teerã, enquanto Washington exige que o Irã faça um acordo nuclear ou será bombardeado.

Moscou tem se oferecido repetidamente para mediar entre os dois lados, depois que os avisos de ação militar contra o Irã feitos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, abalaram os nervos em toda a região.

“Estamos em constantes consultas com nossos parceiros iranianos, inclusive sobre o tema do acordo nuclear”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres.

“Esse processo continuará, inclusive em um futuro próximo. E, é claro, a Rússia está pronta para fazer todos os esforços, para fazer todo o possível para contribuir para a resolução desse problema por meios políticos e diplomáticos.”

Durante seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA de um acordo de 2015 entre o Irã e as potências mundiais que impôs limites rigorosos às atividades nucleares contestadas de Teerã em troca de alívio das sanções. O Irã afirma que precisa de energia nuclear para fins pacíficos e nega que esteja tentando adquirir armas nucleares.

(Com Reuters)

Política

Referendo no Equador Rejeita Propostas do Presidente Daniel Noboa sobre Bases Militares e Assembleia Constituinte

Um referendo realizado no Equador no domingo rejeitou uma reforma apoiada pelo presidente Daniel Noboa que permitiria o retorno de bases militares estrangeiras ao país sul-americano, com 60,55% dos votos, depois que 89,18% das cédulas foram apuradas, informou o conselho eleitoral. Na mesma consulta, os equatorianos também rejeitaram um plano do presidente para convocar uma […]