Senado do Texas Aprova Redesenho de Distritos para Favorecer Republicanos - Investimentos e Notícias Senado do Texas Aprova Redesenho de Distritos para Favorecer Republicanos - Investimentos e Notícias
Política

Senado do Texas Aprova Redesenho de Distritos para Favorecer Republicanos

  • 23/08/2025 - 15h25
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 2 min de leitura

O Senado do Texas aprovou neste sábado um projeto de lei para redesenhar a divisão de distritos congressionais a pedido do presidente Donald Trump, em um esforço para transferir cinco cadeiras da Câmara dos Estados Unidos ocupadas pelos democratas para os republicanos.

A aprovação ocorre após a Câmara daquele Estado aprovar o projeto na quarta-feira. A medida segue agora para o governador Greg Abbott – assim como Trump, um republicano – para ser sancionada.

“O One Big Beautiful Map foi aprovado pelo Senado e está a caminho da minha mesa, onde será rapidamente sancionado como lei”, disse o governador Abbott em um comunicado.

A senadora estadual Carol Alvarado, democrata, afirmou nas redes sociais na sexta-feira que planejava adiar a medida falando continuamente sobre ela, uma ação conhecida como obstrução. Em 2021, Alvarado atrasou a aprovação do mapa distrital do Texas falando por 15 horas seguidas.

Mas uma rara moção processual dos republicanos do Senado logo após a meia-noite encerrou o debate e a obstrução, com a votação final ocorrendo na sequência, informou o Texas Tribune.

O Senado aprovou o projeto de lei em votação partidária, por 18 a 11, após mais de oito horas de debate, disse a reportagem.

Os republicanos reconheceram que acreditam que conquistar mais cadeiras para o Texas ajudará o partido a manter sua pequena maioria na Câmara dos Deputados dos EUA nas eleições de meio de mandato do próximo ano, apesar das pesquisas mostrarem ventos contrários para o partido. Mais Estados controlados por republicanos estão considerando medidas semelhantes.

A Califórnia e outros Estados onde os democratas detêm o poder prometeram combater tais medidas.

A Califórnia aprovou um plano de redistritamento na quinta-feira com o objetivo de dar aos democratas mais cinco cadeiras no Congresso. O plano precisa ser aprovado pelos eleitores em novembro, diferentemente do plano do Texas, que não precisa da aprovação dos eleitores. Os democratas, porém, indicaram que o contestarão na justiça.

A maioria dos norte-americanos acredita que redesenhar as linhas do Congresso com o objetivo de maximizar ganhos políticos, movimento conhecido como “gerrymandering”, é ruim para a democracia, revelou uma pesquisa da Reuters/Ipsos desta semana.

(Com Reuters)

Política

Austrália Rejeita Co-Anfitrião com Turquia para Sediar COP31 em Impasse Diplomático

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse nesta segunda-feira que a Austrália não será co-anfitriã da cúpula climática COP31 com a Turquia, em meio a um impasse contínuo entre os dois países sobre qual deles deverá sediar a conferência no próximo ano. A Turquia propôs liderar conjuntamente a cúpula climática da ONU do próximo ano com […]

Política

Coreia do Sul Propõe Conversações Militares com a Coreia do Norte para Evitar Confrontos na Fronteira

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse na segunda-feira que propôs conversações com os militares da Coreia do Norte para discutir a definição de um limite mais claro ao longo da linha de demarcação militar entre as duas Coreias para evitar o risco de possíveis confrontos militares. “As Forças Armadas sul-coreanas propõem formalmente […]