Política

Senado dos EUA confirma Pam Bondi como nova secretária de Justiça

  • 05/02/2025 - 10h26
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O Senado dos Estados Unidos, liderado pelos republicanos, confirmou Pam Bondi como nova secretária de Justiça dos EUA na terça-feira, levando uma das mais ferrenhas aliadas do presidente Donald Trump ao posto mais alto da aplicação da lei norte-americana.

A votação de 54 a 46 para confirmar a ex-procuradora-geral do Estado da Flórida ajudará Trump a solidificar seu controle sobre o Departamento de Justiça dos EUA, que recentemente sofreu cortes abrangentes visando promotores e agentes do FBI que investigaram o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 pelos apoiadores do presidente.

O senador democrata John Fetterman juntou-se a todos os 53 republicanos para votar em Bondi.

Bondi, de 59 anos, prometeu manter a independência do departamento durante uma audiência de confirmação no mês passado, dizendo aos parlamentares que ela não injetará política em investigações criminais ou civis.

Mas os parlamentares continuam preocupados com a possibilidade de ela resistir a ordens potencialmente impróprias ou ilegais de Trump, após a demissão de dezenas de promotores que processaram acusações criminais contra ele.

Depois de assumir o cargo em 20 de janeiro, Trump assinou um decreto criticando o que ele chamou de “armamento” das agências federais de aplicação da lei e de inteligência e ordenou que a titular do Departamento de Justiça “analisasse as atividades de todos os departamentos e agências que exercem autoridade de aplicação civil ou criminal”.

Bondi, que passou décadas como promotora, representou Trump durante seu primeiro julgamento de impeachment. Ela também repetiu algumas de suas falsas alegações sobre fraude eleitoral na eleição presidencial de 2020.

A nova secretária de Justiça tem uma participação na empresa de mídia de Trump, Trump Media and Technology Group, de acordo com as divulgações financeiras que ela apresentou ao Escritório de Ética Governamental.

Política

Ministro da Fazenda Preocupa-se com Preços do Café e Ovo em Meio à Expectativa de Queda nos Alimentos no Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira acreditar que os preços dos alimentos no Brasil vão cair, mas reconheceu que está preocupado com dois produtos específicos — o café e o ovo. “Tem alguns itens que estão inspirando mais cuidado. Por exemplo, o aumento da demanda mundial por café inspira cuidado”, afirmou Haddad […]

Política

Governos Europeus Pedem Cessar-Fogo Imediato em Gaza

Os governos da Alemanha, França e Reino Unido pediram um retorno imediato ao cessar-fogo em Gaza em uma declaração conjunta nesta sexta-feira, que também pediu a Israel que restaure o acesso humanitário no enclave. “Pedimos a Israel que restabeleça o acesso humanitário, incluindo água e eletricidade, e garanta o acesso a cuidados médicos e retiradas […]

Política

Reunião entre Kim Jong Un e Sergei Shoigu

O líder norte-coreano Kim Jong Un reuniu-se com o principal conselheiro de segurança da Rússia, Sergei Shoigu, nesta sexta-feira, e disse que a Coreia do Norte continuará a apoiar a luta da Rússia para proteger a soberania nacional, informou a mídia estatal norte-coreana KCNA no sábado (horário local). Shoigu viajou para a Coreia do Norte […]