Steve Bannon se declara culpado de fraude em campanha de arrecadação para muro de Trump - Investimentos e Notícias Steve Bannon se declara culpado de fraude em campanha de arrecadação para muro de Trump - Investimentos e Notícias
Política

Steve Bannon se declara culpado de fraude em campanha de arrecadação para muro de Trump

  • 11/02/2025 - 14h26
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O ex-assessor de Donald Trump Steve Bannon se declarou culpado em um tribunal estadual de Nova York, nesta terça-feira, de uma acusação de fraude relacionada à sua campanha de arrecadação de fundos para o muro do presidente dos Estados Unidos ao longo da fronteira entre EUA e México.

Em uma audiência, Bannon, de 71 anos, se declarou culpado de uma acusação de esquema de fraude. Ele foi imediatamente condenado a três anos de liberdade condicional, evitando a prisão.

Bannon foi acusado de lavagem de dinheiro e conspiração e de enganar doadores em 2019 que contribuíram com mais de 15 milhões de dólares para uma campanha privada de arrecadação de fundos, conhecida como “We Build the Wall”, durante o primeiro mandato de Trump na Casa Branca.

Como parte de sua sentença, Bannon está impedido de trabalhar em uma organização sem fins lucrativos de Nova York por três anos e proibido de usar ou vender dados de doadores obtidos como parte do esquema.

Bannon já havia se declarado inocente e estava programado para ser julgado em março, sob uma acusação feita pelo escritório do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg.

Bannon não se dirigiu ao tribunal, além de fazer a declaração e confirmar que entendia seus direitos.

Dirigindo-se aos repórteres do lado de fora do tribunal, Bannon não mencionou seu próprio caso, mas atacou Bragg e a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, dizendo que eles são “ameaças existenciais” ao governo Trump.

“Estou pedindo agora mesmo à procuradora-geral, Pam Bondi, que inicie uma investigação criminal imediata sobre Letitia James, Alvin Bragg, tudo o que eles fizeram ao presidente Trump”, disse Bannon.

James não estava envolvida no caso de Bannon, mas anteriormente processou Trump por fraude civil e ganhou uma sentença de quase meio bilhão de dólares contra ele. Trump negou qualquer irregularidade e está recorrendo.

A construção de um muro na fronteira foi um elemento-chave das políticas de imigração de Trump durante sua primeira Presidência, apoiada por seus pares republicanos, mas contestada por grupos de defesa dos imigrantes.

Política

Calendário Econômico dos EUA é Atualizado Após Paralisação do Governo

O Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos (BEA, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Comércio norte-americano, informou nesta sexta-feira que está trabalhando para atualizar seu calendário de divulgação de dados econômicos afetados pela recente paralisação do governo dos EUA. “O BEA está consultando o Escritório do Censo dos EUA, o Escritório de […]

Política

Equatorianos Votam sobre Bases Militares Estrangeiras e Nova Constituição em Meio a Crise de Segurança

Os equatorianos, que sofrem com o aumento da criminalidade violenta, irão às urnas no domingo para decidir se permitem o retorno ao país de bases militares estrangeiras — que, segundo o presidente Daniel Noboa, são fundamentais para combater o crime organizado — e se apoiam a convocação de uma assembleia para reescrever a Constituição. Outrora […]

Política

Secretário do Exército dos EUA Critica Lockheed Martin, RTX, Northrop Grumman e Boeing por Preços Excessivos

O secretário do Exército dos Estados Unidos, Dan Driscoll, afirmou que grandes empresas de defesa “enganaram” as forças armadas, levando-as a comprar equipamentos caros quando opções comerciais mais baratas estariam disponíveis. Defensores da responsabilização governamental e alguns parlamentares argumentam há tempos que as empresas contratadas cobraram preços excessivos das forças armadas. Mas os comentários de […]

Política

China Aumenta Tensão com Japão após Comentários sobre Taiwan

O Japão sofrerá uma “derrota esmagadora” nas mãos dos militares chineses se tentar usar a força para intervir em Taiwan, disse o Ministério da Defesa da China nesta sexta-feira, aumentando as tensões sobre os comentários da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre a ilha. Tóquio convocou nesta sexta-feira o embaixador de Pequim no Japão para protestar […]