Impacto das Tarifas dos EUA nos Preços do Café: Conab Alerta para Aumento Global devido a Estoques Apertados e Tarifas Elevadas - Investimentos e Notícias Impacto das Tarifas dos EUA nos Preços do Café: Conab Alerta para Aumento Global devido a Estoques Apertados e Tarifas Elevadas - Investimentos e Notícias
Política

Impacto das Tarifas dos EUA nos Preços do Café: Conab Alerta para Aumento Global devido a Estoques Apertados e Tarifas Elevadas

  • 04/09/2025 - 14h05
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alertou nesta quinta-feira que as tarifas dos Estados Unidos poderiam levar a novos ganhos de preços do café em um mercado global já sustentado por estoques apertados, ao cortar sua previsão para a safra de 2025 do país sul-americano.

A tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as importações de vários produtos brasileiros, incluindo o café, gerou preocupação com o abastecimento do mercado norte-americano, levando a um recente aumento nos futuros do café em Nova York.

Nesta quinta-feira, a Conab advertiu que não será fácil para os EUA substituir o café brasileiro por produtos de outras origens, afirmando em um relatório que a tendência de aumento dos preços globais pode persistir.

A Conab observou que os estoques estão em seu nível mais baixo em 25 anos e que os EUA enfrentarão uma forte concorrência de outros grandes importadores, como a Europa, pelo café proveniente de outros países produtores.

“Nesse contexto, a tendência é de aumento dos preços do café nos Estados Unidos e em outros importantes polos consumidores”, disse a Conab.

Os EUA são o maior consumidor de café do mundo, enquanto o Brasil é o primeiro produtor e exportador.

“Em 2024, o café brasileiro representava 33% do mercado americano, e os setores envolvidos na importação, processamento e comercialização do produto no país estão pressionando o governo americano a reduzir a tarifa de 50%”, disse a Conab.

Previsão de Safra de Café de 2025

  • A agência reduziu ligeiramente sua previsão para a safra de café de 2025 no Brasil, cuja colheita está quase concluída.
  • Espera-se agora que a produção totalize 55,2 milhões de sacas de 60 kg, abaixo da previsão de maio de 55,7 milhões de sacas.

(Com Reuters)

Política

Referendo no Equador Rejeita Propostas do Presidente Daniel Noboa sobre Bases Militares e Assembleia Constituinte

Um referendo realizado no Equador no domingo rejeitou uma reforma apoiada pelo presidente Daniel Noboa que permitiria o retorno de bases militares estrangeiras ao país sul-americano, com 60,55% dos votos, depois que 89,18% das cédulas foram apuradas, informou o conselho eleitoral. Na mesma consulta, os equatorianos também rejeitaram um plano do presidente para convocar uma […]