Trump Intensifica Campanha para Anexar Groenlândia - Investimentos e Notícias Trump Intensifica Campanha para Anexar Groenlândia - Investimentos e Notícias
Política

Trump Intensifica Campanha para Anexar Groenlândia

  • 13/03/2025 - 20h26
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 4 min de leitura

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira ao secretário-geral da Otan, Mark Rutte, que o controle do país sobre a Groenlândia é necessário para melhorar a segurança internacional, intensificando sua campanha para anexar a ilha estratégica do Ártico.

“Sabe, Mark, precisamos disso para a segurança internacional, não apenas para a segurança — internacional — temos muitos dos nossos ‘players’ favoritos navegando pela costa, e temos que ser cautelosos”, disse Trump a Rutte, enquanto estavam sentados lado a lado no Salão Oval da Casa Branca para conversas. “Falaremos com você.”

Questionado diretamente sobre a perspectiva de anexação, Trump disse: “Acho que isso vai acontecer”.

Trump fez da anexação da Groenlândia pelos EUA um grande assunto de discussão desde que assumiu o cargo, em 20 de janeiro. Os comentários desta quinta-feira sugeriram que ele pode querer a Otan envolvida em sua tentativa de tomar a ilha, um território dinamarquês semiautônomo.

Os comentários provocaram uma rápida rejeição do primeiro-ministro da Groenlândia.

“O presidente dos EUA mais uma vez expressou a ideia de nos anexar”, disse Mute Egede em uma publicação no Facebook. “Já chega.”

Jens-Frederik Nielsen, líder do partido pró-negócios Demokraatit da ilha, que venceu as eleições parlamentares da Groenlândia na terça-feira, também rejeitou os comentários.

“A declaração de Trump dos EUA é inapropriada e apenas mostra mais uma vez que devemos nos unir em tais situações”, escreveu Nielsen no Facebook.

A Otan e a embaixada da Dinamarca em Washington não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Pesquisas de opinião sugerem que a maioria dos groenlandeses se opõe à adesão aos EUA, embora a maioria seja a favor de uma eventual independência da Dinamarca.

Mesmo antes de iniciar seu segundo mandato como presidente, Trump disse que esperava tornar a Groenlândia parte dos Estados Unidos, embora a Dinamarca, aliada da Otan, diga que o país não está à venda.

A localização estratégica e os ricos recursos minerais da Groenlândia podem beneficiar os EUA. A ilha fica na rota mais curta da Europa para a América do Norte, vital para o sistema de alerta de mísseis balísticos dos EUA.

Trump também conseguiu irritar os canadenses com sua proposta de que o país se torne o 51º estado dos EUA. Ele também exige que os EUA exerçam mais influência sobre o canal do Panamá.

Rutte disse a Trump que deixaria a questão do futuro da Groenlândia para outros e que não quer “arrastar a Otan” para o debate. Ele afirmou que este deveria ser um tópico para países no “extremo norte”, porque a China e a Rússia estão usando rotas aquáticas na área.

Trump persistiu, dizendo que a Dinamarca estava se recusando a discutir o assunto e que ele poderia enviar mais tropas norte-americanas para reforçar as bases dos EUA na Groenlândia.

“Temos lidado com a Dinamarca, temos lidado com a Groenlândia, e temos que fazer isso. Realmente precisamos disso para a segurança nacional. Acho que é por isso que a Otan pode ter que se envolver de alguma forma, porque realmente precisamos da Groenlândia para a segurança nacional. É muito importante”, disse Trump.

Trump também tentou minar a reivindicação da Dinamarca à ilha.

“Sabe, a Dinamarca é muito longe, e realmente não tem nada para fazer. O que acontece, um barco atracou lá há 200 anos ou algo assim? E eles dizem que têm direitos sobre isso. Não sei se isso é verdade. Não acho que seja”, disse.

(Com Reuters)

Política

Alemanha Introduz Novo Modelo de Serviço Militar para Fortalecer Forças Armadas

Os parceiros de coalizão da Alemanha anunciaram um acordo na quinta-feira sobre as novas regras do serviço militar, um elemento-chave em um esforço mais amplo para reconstruir as Forças Armadas reduzidas do país. O modelo acordado entre os conservadores do chanceler Friedrich Merz e os social-democratas de centro-esquerda prevê um sistema híbrido construído em torno […]

Política

Criminalidade e Imigração Moldam Debate Eleitoral no Chile em Meio a Aumento de Gangues e Tensão Social

Os chilenos chegam às eleições presidenciais do próximo domingo consumidos pelo medo da criminalidade, da imigração e das gangues que se enraizaram no país em poucos anos — um contraste em relação à onda de otimismo da esquerda e à esperança de uma nova constituição que dominaram o último ciclo eleitoral. As pesquisas mostram que […]

Política

Tensão Diplomática entre China e Japão Escalada por Comentários sobre Taiwan

O Ministério das Relações Exteriores da China pediu nesta quinta-feira que a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, se retrate do que chamou de falas “graves” relacionadas a Taiwan, alertando que, caso contrário, o Japão “deverá arcar com todas as consequências” dos comentários. Takaichi provocou uma polêmica diplomática com Pequim ao comentar no Parlamento, na semana passada, […]

Política

Democratas Mostram Maior Entusiasmo que Republicanos para Eleições de 2026, Aponta Pesquisa

Os democratas parecem mais motivados do que os republicanos para votar nas eleições parlamentares do próximo ano, após as vitórias do partido em recentes disputas estaduais e locais, de acordo com uma nova pesquisa, que mostrou a aprovação do presidente republicano Donald Trump estável em 40%. A pesquisa de seis dias, encerrada na quarta-feira, apontou […]