Trump sugere deslocamento permanente dos palestinos de Gaza - Investimentos e Notícias Trump sugere deslocamento permanente dos palestinos de Gaza - Investimentos e Notícias
Política

Trump sugere deslocamento permanente dos palestinos de Gaza

  • 04/02/2025 - 20h26
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu nesta terça-feira o deslocamento permanente dos palestinos de Gaza, dizendo que as pessoas da região não tinham alternativa a não ser deixar o enclave palestino devastado pelo ataque militar de Israel.

Trump, que se reuniria com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu nesta terça-feira, sugeriu o deslocamento dos palestinos de Gaza pela primeira vez em 25 de janeiro, pedindo que Egito e Jordânia recebessem mais pessoas. Questionado na época se estava sugerindo uma solução de longo ou curto prazo, ele disse: “Pode ser qualquer uma”.

Desde então, reiterou esse plano pelo menos quatro vezes, inclusive nesta terça-feira, quando disse que os palestinos da região poderiam ir para outros países além da Jordânia e também do Egito.

Jordânia, Egito e outras nações árabes, além de líderes palestinos, rejeitaram publicamente a ideia que, segundo os críticos, equivaleria a uma limpeza étnica.

Os comentários do presidente dos EUA ecoaram os temores palestinos de longa data de serem permanentemente expulsos de suas casas.

“Minha opinião sobre Gaza é muito diferente da de muitas pessoas. Acho que eles deveriam receber um pedaço de terra bom, fresco e bonito, e nós conseguiríamos que algumas pessoas colocassem o dinheiro para construí-lo e torná-lo agradável e habitável”, disse Trump a repórteres nesta terça-feira.

“Não sei como eles (palestinos) poderiam querer ficar”, disse Trump ao ser questionado sobre as reações dos líderes palestinos e árabes à sua proposta.

“Eles não vão querer voltar para Gaza”, afirmou Trump mais tarde, sobre sua proposta.

O ataque militar de Israel contra Gaza matou mais de 47.000 palestinos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, e provocou acusações de genocídio e crimes de guerra que Israel nega.

O ataque também deslocou internamente quase toda a população de Gaza e causou uma crise de fome. Atualmente, os combates estão interrompidos em meio a um frágil cessar-fogo.

O mais recente derramamento de sangue no conflito israelense-palestino, que já dura décadas, foi desencadeado em 7 de outubro de 2023, quando militantes do Hamas palestino atacaram Israel, matando 1.200 pessoas e tomando cerca de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.

Política

Governo Federal Anuncia Ressarcimento para Aposentados e Pensionistas do INSS Após Descontos Ilegais

O governo federal prepara um plano para ressarcir integralmente os valores que foram descontados ilegalmente dos aposentados e pensionistas do INSS após uma operação que descobriu descontos irregulares, disse nesta quinta-feira o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho. A decisão foi tomada depois que uma operação da CGU e da Polícia Federal descobriu […]

Política

Ataque Aéreo Israelense em Jabalia, Gaza, Resulta em 44 Mortos em Meio a Conflito com Hamas e Jihad Islâmica

Um ataque aéreo israelense atingiu uma delegacia de polícia em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, nesta quinta-feira, matando pelo menos 10 pessoas, informaram autoridades de saúde locais, e os militares de Israel disseram ter atingido um centro de comando dos grupos Hamas e Jihad Islâmica. Os médicos disseram que dois mísseis israelenses atingiram […]

Política

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Rebate Acusações de Dependência Química Feitas por Ex-Ministro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que as acusações de seu ex-ministro das Relações Exteriores de que é viciado em drogas são calúnias, após o ex-funcionário publicar uma carta relatando um incidente que alega ter ocorrido na França. Alvaro Leyva, que foi ministro das Relações Exteriores por quase dois anos até maio de 2024, […]

Política

Governo Trump Busca Implementação de Decreto para Proibir Transgêneros nas Forças Armadas dos EUA

O governo de Donald Trump solicitou nesta quinta-feira à Suprema Corte dos Estados Unidos que permita a implementação de seu decreto que proíbe os transgêneros de servirem nas Forças Armadas, uma das várias diretrizes do presidente republicano para restringir os direitos dos transgêneros. Em uma petição, o Departamento de Justiça solicitou que o tribunal suspendesse […]