Política

União Europeia Proíbe Uso de IA para Monitorar Emoções de Funcionários

  • 04/02/2025 - 17h26
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

Empregadores serão proibidos de usar inteligência artificial para monitorar as emoções de seus funcionários e os sites não poderão usá-la para induzir os usuários a gastar dinheiro, determinam diretrizes de IA da União Europeia anunciadas nesta terça-feira.

As diretrizes da Comissão Europeia enquanto as empresas lidam com a complexidade e o custo de cumprir a primeira legislação do mundo sobre o uso da tecnologia.

A Lei de Inteligência Artificial, vinculante desde o ano passado, será totalmente aplicável em 2 de agosto de 2026, com certas disposições entrando em vigor antes, como a proibição de algumas práticas a partir de 2 de fevereiro deste ano.

“A ambição é proporcionar segurança jurídica para aqueles que fornecem ou implementam sistemas de inteligência artificial no mercado europeu e também para as autoridades de fiscalização do mercado. As diretrizes não são juridicamente vinculantes”, disse uma autoridade da Comissão a jornalistas.

Práticas Proibidas

  • Padrões obscuros habilitados para IA incorporados em serviços destinados a manipular os usuários para que assumam compromissos financeiros substanciais e aplicativos habilitados para IA que exploram os usuários com base em sua idade, deficiência ou situação socioeconômica.
  • Pontuações sociais habilitadas para IA usando dados pessoais não relacionados, como origem e raça, por agências de assistência social e outros órgãos públicos e privados são proibidas, e a polícia não tem permissão para prever o comportamento criminoso de indivíduos apenas com base em seus dados biométricos, se isso não tiver sido verificado.
  • Empregadores não podem usar webcams e sistemas de reconhecimento de voz para monitorar as emoções dos funcionários, e câmeras móveis de circuito fechado de televisão equipadas com tecnologias de reconhecimento facial baseadas em IA para fins de aplicação da lei são proibidas, com exceções limitadas e salvaguardas rigorosas.

Política

Estados Unidos realizam novos ataques aéreos no Iêmen

Os Estados Unidos realizaram novos ataques aéreos no Iêmen nesta segunda-feira, expandindo a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo em janeiro. Em resposta às ameaças do movimento Houthi, alinhado ao Irã, à navegação internacional, os EUA lançaram uma nova onda de ataques aéreos no […]

Política

Forças russas avançam no sul da Ucrânia

As forças russas estavam avançando na segunda-feira no sul da Ucrânia e haviam perfurado parte das linhas ucranianas a menos de 50 km a sudeste da cidade de Zaporizhzhia, de acordo com autoridades russas e blogueiros militares pró-russos. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente as afirmações e não houve comentário imediato da Ucrânia. […]