Cisco (CSCO) Lança Novo Chip de Rede P200 para Conectar Data Centers de IA - Investimentos e Notícias Cisco (CSCO) Lança Novo Chip de Rede P200 para Conectar Data Centers de IA - Investimentos e Notícias
Tecnologia

Cisco (CSCO) Lança Novo Chip de Rede P200 para Conectar Data Centers de IA

  • 08/10/2025 - 12h50
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura

A Cisco Systems lançou nesta quarta-feira um novo chip de rede projetado para conectar data centers de inteligência artificial com as unidades de computação em nuvem da Microsoft e do Alibaba.

O chip P200 da Cisco competirá com as ofertas rivais da Broadcom. Ele ficará no centro de um novo dispositivo de roteamento que a empresa também lançou nesta quarta-feira, projetado para conectar os grandes data centers divididos por grandes distâncias e que treinam sistemas de IA.

Dentro desses data centers, empresas como a Nvidia estão conectando dezenas de milhares e, eventualmente, centenas de milhares de poderosos chips de computação para atuar como um cérebro para lidar com tarefas de IA.

O objetivo do novo chip e roteador da Cisco é conectar vários data centers, para que atuem como um único e grande computador.

“Agora estamos dizendo: ‘o trabalho de treinamento é tão grande que preciso conectar vários data centers'”, disse à Reuters Martin Lund, vice-presidente executivo do grupo de hardware comum da Cisco. “E eles podem estar a 1.600 quilômetros de distância.”

A razão para essas grandes distâncias é que os centros de dados consomem enormes quantidades de eletricidade, o que levou empresas como a Oracle e a OpenAI para o Texas e a Meta para a Louisiana, em busca de gigawatts. Empresas de IA estão instalando data centers “onde quer que haja energia”, disse Lund.

Ele não revelou o investimento da Cisco na construção do chip e do roteador, nem suas expectativas de vendas.

A Cisco disse que o chip P200 substitui o que costumava exigir 92 chips separados por apenas um, e o roteador resultante usa 65% menos energia na comparação com outros.

Um dos principais desafios é manter os dados sincronizados em vários data centers sem perder nenhum, o que exige uma tecnologia chamada buffering, na qual a Cisco vem trabalhando há décadas.

“A escala crescente da nuvem e da IA exige redes mais rápidas com mais buffer para absorver picos de dados”, disse Dave Maltz, vice-presidente corporativo de Redes do Azure da Microsoft, em um comunicado. “Estamos satisfeitos em ver o P200 oferecendo inovação e mais opções neste setor.”

(Com Reuters)

Tecnologia

Warren Buffett e a Preocupação com Imitações de IA: Berkshire Hathaway Alerta sobre Vídeos Falsos no YouTube

Warren Buffett tem uma mensagem para as pessoas que geram ou visualizam imitações dele criadas por inteligência artificial. Existe apenas um Oráculo de Omaha. A Berkshire Hathaway disse na quinta-feira que vídeos usando imagens geradas por IA de seu presidente-executivo estão circulando no YouTube, com comentários que ele nunca fez. O investidor de 95 anos, […]

Tecnologia

Inteligência Artificial Ajuda Yad Vashem a Identificar Vítimas do Holocausto e Recuperar Identidades Perdidas

Cinco milhões dos mais de seis milhões de judeus mortos no Holocausto já foram identificados e, com a ajuda da inteligência artificial (IA), ainda mais nomes poderão ser recuperados, disseram pesquisadores israelenses nesta segunda-feira. O Yad Vashem, o Centro Mundial de Memória do Holocausto em Jerusalém, disse que o marco marca sete décadas de trabalho […]