Historicamente, em períodos de eleições presidenciais, a volatilidade do Ibovespa tende a crescer. Veja como usar essa oscilação a seu favor
Em anos eleitorais, o Ibovespa tende a apresentar movimentações bruscas e um alto nível de volatilidade. A volatilidade financeira é uma variável econômica que representa a intensidade e a frequência que acontecem as movimentações do valor de um determinado ativo em um certo período. Logo, quanto maior for a variação de preço de uma ação, maior é o risco de ganhar ou perder dinheiro em transações.
Um estudo divulgado pelo Santander e Bloomberg nas eleições de 2018 mostrou que a volatilidade do Ibovespa normalmente cresce em anos de eleição. O relatório Between Hope and Reality mostrou que a desvantagem média em períodos eleitorais é maior do que em períodos não eleitorais, isto é, a volatilidade anual média de 30 dias é maior em anos eleitorais (30,2), em comparação com anos não eleitorais (27,3).
Veja no gráfico abaixo:
Os anos eleitorais estão indicados em vermelho, enquanto os anos em que não houveram eleições presidenciais estão em cinza. Fonte: Santander/Bloomberg
O estudo também mostrou a performance do Ibovespa desde 2002 até meados de 2018, antes do término das eleições:
Performance do Ibovespa nos períodos eleitorais, de 2022 a 2018. Fonte: Santander/Bloomberg
Agora em 2022, após o resultado das eleições, a volatilidade continua sendo um fator de alerta para investidores. Quem investe em Renda Variável pode utilizar essa oportunidade para aumentar os ganhos com a oscilação da Bolsa de Valores.
De acordo com a Chefe de Análise de Trading da Toro Investimentos, Stefany Oliveira, “a volatilidade, para quem busca movimentações mais imediatas dos preços, é fundamental. Sem ela, os preços podem permanecer lateralizados ou avançarem em uma direção única, impossibilitando novas oportunidades de compra e venda ou, até mesmo, os ganhos mais rápidos”.
A especialista ainda ressalta que “com o gerenciamento de riscos adequado, você pode aproveitar o sobe e desce dos ativos na Bolsa de Valores para entrar e sair de operações com agilidade.”
As pessoas que mais se beneficiam da volatilidade são as que fazem operações de curtíssimo prazo que começam e terminam no mesmo dia, também chamadas de negociações diárias, ou Day Trade. Isso porque é possível identificar pequenas mudanças nos preços e fazer operações rápidas, que podem durar poucos minutos.
Portanto, para utilizar a volatilidade do mercado a seu favor, você pode seguir algumas dicas:
Acompanhe as notícias do cenário macroeconômico mundial.
Estude Análise Técnica para entender como funcionam os padrões gráficos.
Escolha uma boa plataforma gratuita, como o Profit Toro Trader, que traz agilidade e eficiência nas operações.
Faça simulações para aprimorar e testar suas estratégias de trading antes de começar a operar na Bolsa.
Inclusive, você pode seguir todos esses passos de uma forma bem mais rápida: se inscrevendo no Clube Trader Toro.
Funciona assim: com o Clube Trader da Toro Investimentos, você libera cada vez mais benefícios à medida em que opera mais contratos.
Em outras palavras, todo trader que opera na Toro Investimentos tem:
Profit grátis para sempre: opere qualquer quantidade de minicontrato de dólar ou índice sem pagar pelo uso da plataforma Profit.
Corretagem Zero com ou sem RLP: tenha Corretagem Zero em todas as operações da casa com o RLP ligado ou até mesmo desligado.
Co-location DMA4 nas operações: use o sistema de alta performance Co-location DMA4 para enviar suas ordens com a máxima velocidade.
Trilha de cursos 100% grátis: acesse dezenas de cursos feitos pelos experts da Toro, em trilhas completas do iniciante ao avançado.
Então, se você quiser aproveitar a volatilidade do mercado no pós-eleições, cadastre-se no Clube Trader Toro e receba as melhores vantagens do mercado para potencializar os lucros na Bolsa.
Os Juros sobre Capital Próprio (JCP) são uma forma de remuneração que as empresas utilizam para distribuir parte dos seus lucros aos acionistas. Diferentemente dos dividendos, os JCP têm uma natureza financeira e trazem vantagens tributárias tanto para a empresa quanto para o investidor. Essa modalidade de pagamento é comum no mercado brasileiro e representa […]
Em transações internacionais, o dólar é a moeda mais usada. Com isso, a negociação dessa moeda possui várias categorias e taxas de câmbio diferentes — com cada uma servindo a um propósito específico. Uma das principais, por exemplo, é o conhecido dólar turismo. Porém, muito se confunde o dólar turismo com o dólar comercial, já […]
O que influencia na cotação do dólar? Por que é tão importante acompanhar as oscilações da moeda norte-americana? A professora de Economia e coordenadora do Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica da FECAP, Nadja Heiderich, explica alguns fatores para determinar a variação e a cotação da moeda norte-americana. Confira a seguir. O que influencia a cotação do […]
Quando se fala em investir, uma das primeiras decisões que o investidor precisa tomar é entre Renda Fixa e Renda Variável. A Renda Variável tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros, principalmente com o avanço da educação financeira e o fácil acesso às plataformas de investimento. Mas afinal, o que é Renda Variável? […]
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.