O que é a taxa Selic e como ela afeta seus investimentos?
Certamente você já ouviu falar na taxa Selic. Mas, o que ela é e qual o seu impacto no mercado? Saiba como é definida e mais detalhes!
Investir em renda fixa é uma excelente opção para investidores que querem uma rentabilidade maior do que a Poupança sem deixar de lado a segurança. Por isso, muitos se perguntam se vale a pena investir em LCI.
Hoje vamos falar de LCI – Letra de Crédito Imobiliário. Esta é uma opção para quem não tem pressa para o resgate.
A LCI é um título de renda fixa criado para financiar o segmento imobiliário. As LCIs são emitidas por instituições financeiras que possuem carteiras de crédito imobiliário dentro de seu portfólio de investimentos.
O ativo usado para dar confiabilidade no retorno do investimento, é feito com base no financiamento de imóveis que estão sob alienação fiduciária ou com hipoteca feita pela instituição financeira responsável por emitir a letra de crédito.
A LCI funciona como um tipo de empréstimo: você compra a “dívida” de uma instituição e, depois de determinado tempo, recebe o valor de volta acrescido dos juros.
As LCIs se caracterizam por possuir um valor mínimo de aplicação. Esses valores podem ser bem variados, dependendo do prazo e do emissor do título.
A LCI pode ser do tipo prefixado ou pós-fixado. No prefixado, o investidor sabe o valor que vai receber no momento em que contrata o título. Já no pós-fixado, parte do rendimento está atrelado a um dos seguintes indicadores econômicos:
Para investir em LCI a primeira coisa a fazer é criar uma conta em uma instituição financeira que tem essa opção de título de renda fixa, pesquisar qual dos indicadores acima mais se ajusta aos seus objetivos, investir o valor desejado e aguardar até o prazo de vencimento.
O principal motivo é o fato de que ela é isenta de Imposto de Renda (IR).
Outra vantagem desse investimento é o fato de ele estar coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade que garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF caso a instituição financeira não consiga honrar o pagamento do título.
Juntando estes dois fatores, faz a Letra de Crédito Imobiliário ser uma opção de investimento com muitas vantagens dentro do universo da renda fixa.
Carteira de investimentos completa e personalizada com os melhores produtos
Uma das desvantages da LCI é o valor mínimo de aplicação, que às vezes pode ser alto. Esse é um grande impeditivo especialmente para o pequeno investidor.
O prazo de vencimento é outro ponto negativo das LCIs. Como muitos títulos possuem vencimento a partir de 1 ano, isso acaba desestimulando alguns investidores que procuram ativos com menor prazo de vencimento.
Além disso, a carência de 90 dias faz com que as LCIs não sejam boas alternativas para um dinheiro que poderá ser usado no curtíssimo prazo.
Existem opções de LCI com prazo de resgate mais curto. Porém, o percentual de rendimento fica bem abaixo do registrado no ativo tradicional, mesmo porque uma das características da renda fixa é oferecer maior rentabilidade para investimentos com maior prazo de vencimento.
Por isso, a LCI é recomendada para quem deseja realizar investimentos de médio ou longo prazo e que possa aplicar um valor que não esteja relacionado com a reserva financeira, para não correr o risco de ficar em uma situação que gere estresse e perda de dinheiro aplicado.
A resposta é: depende. Como esses títulos são isentos do Imposto de Renda, sua rentabilidade pode ser bastante atraente para os investidores. Quando combinado à cobertura do FGC, uma ótima alternativa para proteção de patrimônio começa a se formar.
Porém, a aplicação mínima das LCIs afasta alguns investidores. E a carência a desqualifica para a reserva de emergência.
Vale lembrar que, mesmo com a isenção do IR, sempre é importante fazer as contas e comparar a aplicação em LCI a outros investimentos de prazos e rendimentos semelhantes.
Para quem já tem um valor à parte para emergências, pode esperar por um retorno a longo prazo e quer diversificar suas aplicações em renda fixa maximizando os ganhos, apostar na LCI pode gerar experiências muito positivas.
Certamente você já ouviu falar na taxa Selic. Mas, o que ela é e qual o seu impacto no mercado? Saiba como é definida e mais detalhes!
Os títulos do Tesouro Selic são considerados um dos investimentos mais seguros e com menos riscos, pois contam com o respaldo do próprio Tesouro Nacional. Essa segurança os torna uma excelente opção para quem está iniciando no mundo dos investimentos. Além disso, este investimento tem como principal objetivo captar recursos, recompensando seus investidores com juros […]
Se você já pesquisou sobre investimentos, provavelmente ouviu falar do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Ele é um dos principais indicadores da Renda Fixa no Brasil, servindo como referência para diversos produtos financeiros, como CDBs, LCIs, LCAs e Fundos de Investimento. Atualmente, o CDI tem atraído a atenção dos investidores, especialmente em momentos de taxas […]
O CDB com liquidez diária é um título de Renda Fixa emitido por bancos que oferece aos investidores uma rentabilidade atrativa e de maior segurança, sendo um investimento garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite de R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ. Um dos principais diferenciais deste investimento é a possibilidade de […]