As vendas de casas usadas nos Estados Unidos aumentaram 1,2% em outubro, atingindo uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,10 milhões de unidades, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR) nesta quinta-feira.
Economistas consultados previam 4,08 milhões de unidades. Na comparação anual, as vendas avançaram 1,7%.
“As vendas de casas aumentaram em outubro, mesmo com a paralisação do governo, devido ao fato de os compradores terem aproveitado juros mais baixos”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR.
O custo do financiamento imobiliário diminuiu quando o Federal Reserve retomou movimento de corte nas taxas de juros, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac. Entretanto, elas interromperam declínio, com autoridades do banco central dos EUA sinalizando relutância em novas reduções no próximo mês. A estagnação do mercado de trabalho também está deixando de lado os possíveis compradores de imóveis.
A falta de moradias a preços acessíveis se tornou uma questão política importante. O presidente Donald Trump sugeriu este mês uma hipoteca de 50 anos para tornar as moradias acessíveis, uma ideia que foi criticada por alguns de seus apoiadores e especialistas do mercado imobiliário, que argumentaram que isso resultaria em proprietários pagando mais juros e levando mais tempo para construir patrimônio.
A NAR estimou este mês que a idade média dos compradores de primeira viagem era de 40 anos. Na década de 1980, o comprador típico de imóveis residenciais estava na faixa dos 20 anos, informou a NAR.
Estatísticas do Mercado Imobiliário
- O estoque de casas existentes no mês passado aumentou 10,9%, para 1,52 milhão de unidades, em relação ao ano anterior. No entanto, ele continua abaixo dos níveis que prevaleciam antes da pandemia.
- O preço médio das casas existentes no mês passado aumentou 2,1% em relação a um ano atrás, para US$415.200.
- No ritmo de vendas de outubro, seriam necessários 4,4 meses para esgotar o estoque atual, em comparação com os 4,1 meses de um ano atrás.
- Os compradores de primeira viagem responderam por 32% das vendas em outubro, acima dos 27% registrados há um ano.
- As vendas totalmente em dinheiro constituíram 29% das transações, acima dos 27% registrados há um ano.
(Com Reuters)