Mercado

Perspectivas para o Mercado de Dívida e Ações no Brasil

  • 23/01/2025 - 17h40
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

O mercado de dívida do Brasil deve continuar prosperando em 2025, com um potencial de mais atividade no mercado de ações no segundo semestre, após uma seca de três anos em IPOs no país, conforme afirmou o presidente do Itaú BBA, Flavio Souza, durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Em 2024, a emissão de dívida alcançou 709,2 bilhões de reais, 77,5% a mais do que em 2023 e um avanço de 55% em relação a 2022, atingindo um recorde da série histórica da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), iniciada em 2012.

“Tivemos um ano extraordinário (para emissões de dívida), obviamente, como vocês sabem, relacionado ao mercado de taxas de juros”, disse Souza. “Provavelmente, continuaremos a ver menos atividade no mercado de ações, mas um nível muito decente de atividade no mercado de capital de dívida”, acrescentou.

Souza, entretanto, disse que uma mensagem forte do governo em relação à disciplina fiscal poderia melhorar o sentimento do mercado e estimular um aumento gradual na atividade de ações no segundo semestre de 2025.

Em 2024, as preocupações fiscais e a alta dos juros mantiveram muitos investidores longe do mercado acionário, desviando sua atenção para o mercado de dívida, menos arriscado e cada vez mais lucrativo.

A taxa básica Selic encerrou o ano em 12,25%, acima do patamar de novembro de 2024, de 11,25%. O Banco Central elevou a Selic em um ponto percentual em dezembro, sinalizando mais dois aumentos de mesma magnitude para o início deste ano.

Apesar das preocupações com o fato da dívida pública brasileira, sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afetar o interesse dos investidores externos, o presidente do Itaú BBA observou que o déficit primário do Brasil hoje é comparável ao de outros grandes mercados emergentes.

“O principal desafio que temos é o déficit nominal, e está totalmente relacionado à taxa de juros”, disse Souza.

A expectativa é que o déficit nominal brasileiro chegue a quase 8% do PIB, o mais alto entre as principais economias emergentes e o mais fortemente impactado pelos custos dos juros.

Expectativas para Fusões e Aquisições

Souza disse que também espera um número significativo de fusões e aquisições no Brasil em 2025, mas observou que algumas transações podem levar mais tempo para serem finalizadas, devido às altas taxas de juros no país.

  • A energia e a educação estão entre os setores que estão atraindo o interesse dos compradores.
  • Grandes investidores institucionais, inclusive fundos soberanos, estão monitorando constantemente o país.
  • Alguns investidores estão considerando o momento atual como um ponto de entrada no Brasil que não viam nos últimos anos.

Mercado

Rejeição da Reforma Trabalhista no Senado Colombiano

Um comitê do Senado colombiano rejeitou nesta terça-feira uma reforma trabalhista promovida pelo presidente Gustavo Petro, marcando o mais recente revés nos esforços do líder esquerdista para aprovar a legislação econômica e social que ele prometeu durante a campanha. A reforma trabalhista era uma iniciativa fundamental para Petro, que diz ter um mandato dos eleitores […]

Mercado

Trump demite comissários democratas da FTC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu dois comissários democratas da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em outro grande teste para a independência das agências reguladoras. Um funcionário da Casa Branca confirmou as demissões dos comissários democratas Alvaro Bedoya e Rebecca Kelly Slaughter depois que elas foram relatadas, […]

Mercado

Arezzo (AZZA3): Acionistas Negam Discussões de Cisão ou Venda de Participação

Os acionistas de referência da Azzas 2154, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, informaram que não há, no momento, qualquer discussão em andamento sobre compra de participação ou sobre cisão ou segregação de negócios da companhia, disse a Azzas na noite desta terça-feira. Segundo fato relevante divulgado pela companhia ao mercado, ao serem indagados sobre notícias […]