Um pavilhão na chamada “zona azul” no complexo da conferência do Clima COP-30, em Belém, foi esvaziado nesta quinta-feira após a ocorrência de um incêndio no local, segundo informações da mídia e testemunhas.
Em entrevista a diversos veículos, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o incêndio foi controlado e que o pavilhão foi esvaziado por questões de segurança.
A zona azul é onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. A área é o local onde são definidos os rumos do futuro das políticas climáticas internacionais.
“Esse procedimento de evacuação é um procedimento padrão, de segurança”, disse Sabino a jornalistas. “Precisamos ter uma perícia para identificar o que causou esse incidente”, afirmou o ministro, acrescentando que não houve feridos.
Imagens mostraram parte de stands do pavilhão incendiados e uma grossa coluna de fumaça saindo do local. Do lado de fora da estrutura, muitas pessoas aguardavam instruções das autoridades.
Imagens mostram o estrago do fogo no local, com parte do teto totalmente destruída.
Em uma publicação na rede social X, o governador do Pará, Helder Barbalho, confirmou que o incêndio foi debelado.
“O incêndio na zona azul da COP30 está controlado! As equipes agiram rapidamente para evacuar a área e o @cbmpara (Corpo de Bombeiros do Pará) está trabalhando no rescaldo do fogo. A brigada foi acionada pela @ONUBrasil, responsável pela gestão do espaço durante a conferência”, disse o governador.
(Com Reuters)