Alemanha Reabre Embaixada na Síria e Estabelece Laços com Nova Liderança - Investimentos e Notícias Alemanha Reabre Embaixada na Síria e Estabelece Laços com Nova Liderança - Investimentos e Notícias
Política

Alemanha Reabre Embaixada na Síria e Estabelece Laços com Nova Liderança

  • 20/03/2025 - 14h05
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

A Alemanha reabriu nesta quinta-feira sua embaixada na Síria, estabelecendo laços diplomáticos oficiais com a nova liderança em Damasco, em meio a profundos problemas humanitários e de segurança na reconstrução do país após a queda de Bashar al-Assad.

“Estou aqui na Síria pela segunda vez em cerca de dez semanas porque o país e seu futuro estão no fio da navalha”, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, em uma entrevista coletiva em Damasco. “Não podemos prever o que vai acontecer em alguns meses ou talvez em algumas semanas.”

Descrevendo a situação no local, Baerbock disse que havia falta de itens essenciais, especialmente na infraestrutura energética, e que a Alemanha queria apoiar a Síria na reconstrução — por exemplo, modernizando usinas de energia.

A Alemanha abriga cerca de 1 milhão de sírios após um fluxo de refugiados na última década. O país tentou enviar uma mensagem de engajamento cauteloso com os novos governantes, ao mesmo tempo em que pediu respeito aos direitos das minorias.

A embaixada tem uma pequena equipe política no local e continuará a expandir sua presença de acordo com a situação.

Devido a preocupações de segurança e espaço limitado, as questões de visto e consulares continuarão a ser tratadas pelo vizinho Líbano, disse Baerbock.

Ela afirmou ainda que a Alemanha trabalharia com o governo interino para facilitar o retorno voluntário dos sírios ao seu país.

Baerbock conheceu o novo líder de fato da Síria, Ahmed al-Sharaa, no início do ano, um mês depois que rebeldes islâmicos liderados pelo grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) derrubaram o presidente Assad, após mais de 13 anos de guerra civil.

No início deste mês, confrontos entre os partidários de Assad e os novos governantes do país mataram mais de 1.000 pessoas, a maioria civis, de acordo com um grupo de monitoramento de guerra.

(Com Reuters)

Política

Austrália Rejeita Co-Anfitrião com Turquia para Sediar COP31 em Impasse Diplomático

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse nesta segunda-feira que a Austrália não será co-anfitriã da cúpula climática COP31 com a Turquia, em meio a um impasse contínuo entre os dois países sobre qual deles deverá sediar a conferência no próximo ano. A Turquia propôs liderar conjuntamente a cúpula climática da ONU do próximo ano com […]

Política

Coreia do Sul Propõe Conversações Militares com a Coreia do Norte para Evitar Confrontos na Fronteira

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse na segunda-feira que propôs conversações com os militares da Coreia do Norte para discutir a definição de um limite mais claro ao longo da linha de demarcação militar entre as duas Coreias para evitar o risco de possíveis confrontos militares. “As Forças Armadas sul-coreanas propõem formalmente […]